18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Comércio

Americana permite reabertura do comércio por quatro horas e com 20% da capacidade

Medida também é válida para escritórios, concessionárias e imobiliárias; Área Azul continua suspensa e transporte público terá ônibus extras

Por André Rossi

29 de maio de 2020, às 19h09 • Última atualização em 30 de maio de 2020, às 14h59

Reabertura gradual nesta etapa prevê a liberação de funcionamento de escritórios, comércio, shoppings (ou galerias), concessionárias e imobiliária - Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG

A Prefeitura de Americana divulgou nesta sexta-feira (29) que seguirá o decreto estadual e permitirá o funcionamento do comércio durante quatro horas e com 20% da capacidade a partir desta segunda-feira (1º). A definição aconteceu após reunião do Comitê de Crise para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O decreto municipal regulamentando a medida será publicado em edição extraordinária neste sábado (30). As cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) integram a região do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, que está na fase 2 do “Plano São Paulo”.

A reabertura gradual nesta etapa prevê a liberação de funcionamento de escritórios, comércio, shoppings (ou galerias), concessionárias e imobiliárias. Além do horário de funcionamento e da capacidade reduzida, os comerciantes deverão seguir os procolos de segurança definidos pelo Estado.

“A medida dá sequência ao que vem acontecendo desde que foi anunciada a quarentena, de que o município seguindo à risca às decisões do governador, conforme previsão legal”, disse a prefeitura.

Apesar da retomada de boa parte do comércio central a partir de segunda, a prefeitura informou que o serviço de Área Azul continuará suspenso temporariamente. A cobrança foi interrompida no dia 2 de abril por conta de boa parte das lojas estarem fechadas.

Já no transporte coletivo, a administração afirmou que a SouAmericana terá ônibus extras para atender os locais “onde houver aumento do número de passageiros”. Não foram informados quais linhas receberão o reforço porque isso dependerá do fluxo registrado, segundo a prefeitura.

“Passados os primeiros dias, depois de avaliado o impacto que a volta ao trabalho irá ter no transporte público, serão definidos novos horários ou aumento de veículos em determinados horários”, informou o Governo Omar.

Podcast Além da Capa
Solidariedade e apoio aos necessitados marcam a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nas periferias da RPT (Região do Polo Têxtil). O LIBERAL visitou moradores do acampamento Roseli Nunes e da favela Zincão, em Americana, e da ocupação Vila Soma, em Sumaré, e observou como eles se unem para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi, que esteve nas comunidades, para repercutir essa apuração.

Publicidade