Americana investiga caso de meningite viral em menino

Estudante de 10 anos aguarda resultado de exame para confirmar ou descartar suspeita da doença, o tipo mais leve da infecção


A Vigilância Epidemiológica de Americana investiga um caso suspeito de meningite viral na cidade. O paciente é um menino de 10 anos, morador de Americana. Não há informações atualizadas do estado de saúde dele.

De acordo com a prefeitura, foi colhido exame quimiocitológico de líquor para confirmar ou descartar que trata-se de um caso de meningite viral. Trata-se do tipo mais leve da infecção.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Como a suspeita é que seja um quadro provocado por vírus, não há indicação de aplicação de antibióticos para familiares e pessoas próximas. Técnicos da Vigilância estão realizando orientações aos pais, professores e funcionários da escola onde o menino estuda – não foram divulgados o bairro onde ele mora e estuda.

“As orientações da vigilância serão para esclarecer sobre a doença, quais os principais tipos, quando é feita a profilaxia, medidas de prevenção, entre outras”, finalizou a prefeitura.

Até a publicação desta reportagem não havia informações do estado de saúde do paciente.

Outro

A estudante Thaila Vitória Delafiori, de 12 anos, morreu na madrugada do último dia 11 por suspeita de meningite bacteriana. Ela chegou a passar por atendimento no Hospital Samaritano de Americana por oito vezes e estava internada na unidade de Campinas do hospital desde domingo à noite.

Vacina

O índice de cobertura da vacina pentavalente em Americana ainda está em 78,6%, abaixo dos 95% preconizados pelo Ministério da Saúde. O imunizante – que protege contra cinco doenças, inclusive meningite – esteve em falta na rede pública do País no segundo semestre do ano passado. O desabastecimento ocorreu após reprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária dos lotes recebidos. A distribuição foi normalizada na segunda quinzena de janeiro.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A trajetória do impasse em torno da lei municipal de incentivo ao esporte em Americana é o assunto desta edição do Além da Capa. Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora