23 de abril de 2024 Atualizado 16:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Americana investiga 36 casos suspeitos do novo coronavírus

Em novo boletim divulgado nesta terça-feira, Americana tem quatro pacientes cuja notificação veio da Vigilância Epidemiológica de outras cidades

Por Marina Zanaki

31 de março de 2020, às 16h18 • Última atualização em 31 de março de 2020, às 19h46

A Vigilância Epidemiológica de Americana investiga 36 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). O boletim desta terça-feira (31) registrou mais um paciente internado com sintomas da doença na cidade e outros quatro internados em hospitais de outros municípios.

Um homem de 48 anos está internado em um hospital particular de Americana. Os sintomas começaram no dia 22 de março. A internação e a coleta de material para exame ocorreram nesta terça.

Os outros casos são de um homem de 44 anos que está em isolamento domiciliar, mas cuja notificação veio da Vigilância Epidemiológica de Sumaré; um homem de 35 anos em isolamento domiciliar e uma menina de um ano internada, ambos informados pela Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Também passou a constar no boletim da Vigilância o empresário Florindo Corral, de 70 anos, internado em um hospital na capital paulista.

O município tem um caso confirmado laboratorialmente – o do empresário Gustavo Azzolini, de 41 anos que foi atendido em um hospital particular na cidade de São Paulo, mas que mora em Americana. Nesta terça-feira, a Vigilância Epidemiológica divulgou que ele está curado.

Além disso, a cidade investiga se a morte de um homem de 64 anos no dia 27 de março, em um hospital privado, foi provocada pela Covid-19.

Americana já teve 42 notificações suspeitas de coronavírus, das quais 10 foram descartadas. O município negocia a compra de testes rápidos para agilizar no diagnóstico da doença.

Veja abaixo os detalhes dos pacientes que estão sob investigação ou já tiveram descartada a infecção pela Covid-19. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Americana.

DESCARTADOS (10)

Criança do sexo masculino, de 3 anos, moradora do Jardim Girassol, que esteve na China. A suspeita foi notificada no dia 30 de janeiro. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 42 anos, moradora do bairro Jaguari, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 4 de março. Resultado do exame: descartado

Homem, de 26 anos, morador do bairro Nossa Senhora do Carmo, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 6 de março. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 28 anos, moradora do bairro Santa Catarina, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 6 de março. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 42 anos, moradora do Jardim Thelja, que esteve em Nova York e Orlando, nos Estados Unidos. A suspeita foi notificada no dia 13 de março. Resultado do exame: descartado.

Mulher, de 34 anos, moradora do Jardim Alvorada, que esteve em Nova York e Orlando, nos Estados Unidos. A suspeita foi notificada no dia 13 de março. Resultado do exame: descartado.

Homem, de 28 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 36 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Resultado do exame: descartado.

Mulher, de 42 anos, profissional de saúde de hospital particular, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Resultado do exame: descartado.

Homem, de 60 anos, profissional da saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 25 de março. Resultado do exame: descartado.

EM INVESTIGAÇÃO (31)

Mulher, de 44 anos, moradora do Jardim São Domingos, que trabalha no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, piloto de avião, de 26 anos, morador da Cidade Jardim, que esteve em aeroportos. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, comerciante, de 52 anos, moradora do bairro Dona Judith, que esteve na 25 de Março, em São Paulo. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Criança do sexo feminino, de 2 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A criança esteve no Catar. A suspeita foi notificada no dia 17 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, de 30 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado e que teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu  no dia 17 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 27 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado e que teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu no dia 18 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 42 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ela esteve nos Estados Unidos. A notificação ocorreu no dia 19 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Criança do sexo feminino, de 2 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ela teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu no dia 20 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 42 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ela teve contato com um paciente de São Paulo com suspeita de coronavírus. A notificação ocorreu no dia 18 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, de 35 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ele esteve na Itália. A notificação ocorreu no dia 20 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, de 72 anos, morador do bairro São Jerônimo. Segundo divulgou a prefeitura nesta segunda-feira (23), ele está internado desde domingo (22) em uma ala isolada no Hospital Municipal, entubado, com quadro estável, porém, inspirando cuidados. A prefeitura não detalhou como ele teria tido contato com um suposto vírus, mas informou que ele tem histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele aguarda o resultado do exame.

Mulher, de 27 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela aguarda resultado do exame em isolamento domiciliar.

Criança do sexo masculino, de 2 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela está internada em um hospital particular e aguarda resultado do exame.

Bebê do sexo feminino, de 4 meses, moradora do bairro Parque Novo Mundo. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela está internada em um hospital particular e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 49 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. Ela está em isolamento e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 45 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. Ela está em isolamento e aguarda resultado do exame.

Homem, de 79 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. Ele está em internado e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 28 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 47 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Homem, de 58 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ele está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 36 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 31 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 31 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 55 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Homem, de 42 anos, profissional da saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ele está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 24 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 40 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Bebê do sexo feminino, de 1 ano, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ela está em internado em hospital particular e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 38 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 30 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Recém-nascido, do sexo masculino, de 11 dias, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 30 de março. Ele está internado em hospital particular e aguarda resultado do exame.

Homem, de 48 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 31 de março. Ele está internado em hospital particular e aguarda resultado do exame.

MORTE SUSPEITA (1)

No dia 27, a Prefeitura de Americana divulgou uma morte suspeita por coronavírus. A vítima é um idoso de 64 anos, que estava internado em um hospital particular.

O caso dele já era investigado como suspeita por conta dos sintomas. O paciente teve contato com um caso confirmado da doença atendido na cidade de São Paulo.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, ele começou a ter sintomas no dia 13 de março e procurou por assistência médica do hospital privado no dia 23, quando foi diagnosticado com pneumonia bacteriana.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o paciente recebeu prescrição de antibiótico e foi liberado para tratamento em casa.

Após três dias, a febre tinha passado, mas a falta de ar e cansaço continuaram. Com a piora do quadro na madrugada desta sexta, foi internado à 1h30 e encaminhado para UTI com dificuldades respiratórias, mas não resistiu.

De acordo com a prefeitura, o paciente residia em Americana e estava entre os grupos com maior risco da doença, por ter mais de 60 anos, ser cardiopata e diabético.

CONFIRMADO (1)

No dia 26, a prefeitura confirmou que um empresário de 41 anos é considerado o primeiro caso da cidade.

Gustavo Azzolini é diretor administrativo da FAM (Faculdade de Americana). Ele está isolado e apresenta quadro estável, com melhoras, e teve alta nesta quarta-feira (25).

Ele deu uma entrevista ao LIBERAL, com exclusividade, em que contou como foi a descoberta da doença e como tem sido o tratamento.

Publicidade