25 de abril de 2024 Atualizado 11:34

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Americana inicia segunda dose para idosos acima de 85 anos nesta terça-feira

Vacinação pode ser feita no drive-thru ou mediante agendamento pelo site; imunização acima dos 77 prossegue

Por André Rossi

08 de março de 2021, às 18h16

A unidade fica na Avenida de Cillo, 2310, no bairro São José - Foto: Ernesto Rodrigues - O Liberal

A Secretaria de Saúde de Americana inicia nesta terça-feira (9) a aplicação da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) para idosos acima de 85 anos. É possível agendar horário pelo site ou se dirigir ao drive-thru em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde) Cillos, sem necessidade de cadastro.

De acordo com o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, a etapa é possível graças ao novo lote com 1.555 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, que foi entregue ao município nesta segunda-feira (8).

“Ontem [domingo], às 10 horas, eu recebi a notícia de que hoje nós iriamos receber 1.555 doses para continuar a B2 [segunda dose] para idosos acima de 85 anos. Vamos continuar amanhã [terça]”, contou Danilo.

O horário no drive-thru é das 8h30 às 19 horas. Paralelemente, o município continua aplicando a primeira dose, também por agendamento, para idosos acima de 77 anos.

Nesta segunda, a população dessa faixa etária podia receber a vacina no drive-thru. No entanto, a partir de amanhã, apenas idosos acima dos 85 anos serão atendidos no local.

“A nossa demanda [acima dos 77 anos] já caiu bastante. Praticamente vamos ficar com um quantitativo bem pequeno para os idosos acima de 77, e esses podem se vacinar nas unidades que tem estabelecidas no site”, disse Danilo.

Os profissionais de saúde seguem podendo se cadastrar para receber a segunda dose da vacina. No entanto, a Secretaria de Saúde esclarece que não há agendamento disponível para a primeira dose por falta de estoque.

“O que a gente recebeu foi aquele quantitativo de 3 mil e algumas doses e que foram todas disponibilizadas. Existe um pleito nosso solicitando mais porque a rede de saúde é dinâmica. Pessoas são contratadas, vem de fora, alguns estagiários estão entrando na rede”, disse o secretário.

“Nós estamos mapeando todo esse público e solicitando novas doses para o Estado para que a gente possa imunizar essas pessoas. A rede de saúde é muito dinâmica, ela não é estável”, reforçou Danilo.

Prazos

A prefeitura esclarece que o prazo para a segunda dose é de 28 dias para a vacina CoronaVac e 90 dias para a Oxford-AstraZeneca. A partir da terça-feira (9) a Unidade de Tecnologia da Informação irá disponibilizar um ícone no site para consulta dos dados relativos ao agendamento.

“Dessa forma, os moradores poderão confirmar se o agendamento foi concluído com sucesso, bem como saber o dia, horário e local a ser vacinado”, explicou a secretaria de Saúde.

Publicidade