24 de abril de 2024 Atualizado 11:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Americana espera aplicar 2ª dose em toda população adulta até novembro

Até esta quinta-feira, quando balanço pedido pelo LIBERAL foi enviado por faixa etária, mais de 176 mil moradores adultos estavam vacinados

Por Pedro Heiderich

21 de agosto de 2021, às 08h55 • Última atualização em 21 de agosto de 2021, às 10h00

Dez dias atrás, Americana começou a vacinar moradores de 18 anos – Foto: Ernesto Rodrigues/O Liberal

A Prefeitura de Americana estima finalizar a vacinação contra o coronavírus (Covid-19), com a aplicação da segunda dose, em todos os adultos até o final de novembro.

Segundo o Executivo, respondendo a questionamentos do LIBERAL, restam cerca de dez mil moradores da faixa etária de maiores de 18 anos para tomar a 1ª dose da vacina.

Nesta semana, a prefeitura revelou que a expectativa é de que metade da população adulta tenha completado o esquema vacinal em setembro, quando a faixa etária se aproximava de atingir 40% de imunizados com as duas doses. Em 13 de agosto, Americana ultrapassou a marca de 90% dos adultos que tomaram ao menos uma dose da vacina.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A população acima de 18 anos de Americana, estimada em 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 187 mil habitantes.

Até quinta-feira (19), quando o balanço foi enviado por faixa etária, mais de 134 mil moradores adultos foram vacinados.

A faixa etária que mais recebeu doses foi a de 60 a 69 anos, com mais de 28 mil imunizantes aplicados, seguida de 20 a 29 anos e 30 a 39 anos, ambas com mais de 23 mil vacinados cada.

Além dos 134 mil moradores por faixa etária, há ainda mais de 42 mil vacinados de outros grupos: portadores de comorbidades, profissionais da Educação e de saúde, residentes e profissionais de asilo e afins, gestantes/puérperas, deficientes, profissionais de forças de segurança.

Somando os dois grupos, são mais de 176 mil imunizados com a 1ª dose contra a Covid-19 na cidade.

“Portanto, restam 10.355 mil pessoas para tomarem a vacina. Porém, como é sabido que muitos residentes tomaram em outros locais, é possível que a quantidade restante seja inferior a este número”, detalha o Executivo.

A Vigilância Epidemiológica de Americana explicou que os valores das faixas etárias são aproximados, já que a somatória é feita no dia, contemplando a idade de referência ou mais.

A vacina mais aplicada na primeira dose, segundo a pasta, é a CoronaVac, seguida da AstraZeneca.

A Vigilância Epidemiológica tem feito buscas ativas por telefone para buscar os faltosos da segunda dose.

Os termos de recusa à vacina, para quem não quiser tomar algum imunizante específico, subiram de 32 no mês passado para 45 no balanço enviado ao LIBERAL.

Adolescentes com comorbidades, deficiência permanente ou grávidas e puérperas de 12 a 17 anos passaram a receber a primeira dose nesta quarta (18) em Americana. A imunização do grupo continua na semana que vem. Neste sábado (21), haverá vacinação para os maiores de 18 anos.

Publicidade