Americana é a 57ª mais inteligente em todo o Brasil

O ranking, batizado de Connected Smart Cities, é o mais importante levantamento sobre cidades inteligentes e conectadas do País


Americana foi classificada como a 57ª cidade mais inteligente do Brasil em ranking elaborado pela Urban Systems, empresa especializada em inteligência de mercado, divulgado nesta semana. O município também ficou com a 22ª colocação na categoria Urbanismo. Para a prefeitura, esta boa colocação é resultado de ações em diversas áreas. Ainda na RPT (Região do Polo Têxtil), aparece Hortolândia, na 73ª posição geral, e a 27ª colocação no setor de Economia.

O ranking, batizado de Connected Smart Cities, é o mais importante levantamento sobre cidades inteligentes e conectadas do País e está em sua terceira edição anual. Nas outras edições, os municípios da RPT não foram incluídos. O estudo analisa de um ano para outros 11 setores de mais de 700 municípios, a partir de 70 indicadores: mobilidade, urbanismo, tecnologia e inovação, empreendedorismo, governança, educação, energia, meio ambiente, saúde, segurança e economia. As notas resultam no ranking geral de cidade inteligente.

Foto: Arquivo / O Liberal
O ranking é o mais importante levantamento sobre cidades inteligentes e conectadas do País

De acordo com a empresa que elabora o ranking, o Conceito de Conectividade se dá na relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de “smartcities” aponta que desenvolvimento só é atingido quando os agentes compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

Nesse sentido, o secretário de Planejamento de Americana, Cláudio Amarante, acredita que o município está no caminho certo, e por isso acabou entrando no ranking. “A gente ficou para trás por falta de algumas características. O que pesa bastante é nossa dificuldade financeira, que deve ter prejudicado esta colocação. Essa má gestão de anos anteriores ainda traz reflexos agora, mas tudo que está sendo feito, passando a limpo essa questão financeira, a gente trabalha com a expectativa de projetar para o futuro e ver coisas realizadas”, afirmou o secretário.

URBANISMO. Ele apontou que o bom resultado na área de urbanismo é reflexo de legislação própria e bem elaborada para essa questão. “Americana tem todo um zoneamento adequado, tem a expedição de alvará e Habite-se online, e são coisas que vão unificando a cidade. Americana vem construindo há bastante tempo uma legislação própria, elabora adequadamente o próprio Plano Diretor e é inovadora há muitos anos ao obrigar infraestrutura em todos os loteamentos. Isso tudo vai refletindo nesse resultado, é muito legal que isso aconteça”, concluiu Amarante.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!