23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Americana devolve verba de R$ 559 mil por UBS parada

Parada desde 2014, obra de unidade de saúde no Jardim dos Lírios obrigou restituição da prefeitura ao Ministério da Saúde

Por Ana Carolina Leal

13 de junho de 2021, às 08h41 • Última atualização em 13 de junho de 2021, às 08h42

Além de prejuízo, prédio de unidade se tornou incômodo a vizinhos - Foto: Marcelo Rocha - O Liberal

A Prefeitura de Americana devolveu, neste ano, R$ 559 mil ao Ministério da Saúde por conta de uma obra inacabada, no Jardim dos Lírios. Trata-se de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) localizada na Rua dos Lilases. A construção foi solicitada em 2010 por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, e está paralisada desde 2014.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

As informações constam em resposta da administração municipal a um requerimento protocolado pelo vereador Fernando da Farmácia (PTB). “Em 2014, a empresa H.Lopes Serviços e Construções, vencedora do processo licitatório, solicitou a rescisão contratual, o que motivou a paralisação da obra. Desde então, o prédio vem se deteriorando”, afirma o parlamentar.

De acordo com o vereador, além da perda de recurso e prejuízo ao cofre público, a situação do prédio acarreta inúmeros problemas aos moradores que residem nas proximidades. “Eles se queixam da capinação do terreno e também há relatos de uso indevido do local por usuários de drogas e pessoas em situação de rua”.

No requerimento, o parlamentar afirma ainda que em junho de 2017 a administração do então prefeito Omar Najar alegou que seria realizado uma reprogramação da obra e um novo processo licitatório seria realizado para finalizar a construção, o que não ocorreu, porém.

Em resposta ao vereador, a prefeitura disse que atualmente não existe previsão orçamentária para a conclusão da obra. Informou ainda que é preciso um novo projeto bem como mantém o entendimento da necessidade de uma unidade de saúde no bairro.

De acordo com a administração municipal, corre uma ação na Justiça que discute a reforma e ampliação de várias UBSs, dentre elas, a do Jardim dos Lírios.

“A irresponsabilidade do governo, na época [do ex-prefeito Diego De Nadai], causou enorme prejuízo ao cofre da prefeitura e à população. São mais de meio milhão de reais. Atualmente, a prefeitura não tem previsão orçamentária para dar continuidade à obra”, enfatizou o vereador, que sugeriu uma emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2022 para conclusão da UBS.

Publicidade