19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Americana decreta estado de atenção e suspende aulas

Município também suspendeu grandes eventos e as visitas em hospitais; um novo caso suspeito, quinto em Americana, foi registrado neste fim de semana

Por Guilherme Magnin

15 de março de 2020, às 12h04 • Última atualização em 15 de março de 2020, às 12h40

Com cinco casos suspeitos de coronavírus na cidade, a Prefeitura de Americana anunciou no final da manhã deste domingo (15) que decretou estado de atenção por conta da pandemia e, como primeiras medidas, vai suspender gradativamente as aulas da rede municipal de ensino, grandes eventos e visitas a hospitais.

O município ainda cancelou férias de servidores da Saúde e criou um comitê de crise, que vai divulgar ações e informações oficiais.

Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação
Reunião neste domingo definiu medidas

Segundo a administração, seguindo o exemplo do governo estadual e de outros municípios, as aulas começam a ser suspensas gradativamente a partir desta segunda-feira (16), com suspensão total apenas a partir do dia 23 deste mês. Os eventos com mais de 100 pessoas também estão suspensos, entre eles festas, eventos em igrejas e outros.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

A decisão pelas medidas em questão foi tomada em reunião do prefeito Omar Najar com secretários e outros servidores neste domingo.

Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação
Medidas adotadas contra o coronavírus em Americana

Suspeitos

Após a notificação de quatro casos suspeitos de coronavírus na última semana, Americana registrou mais uma suspeita neste final de semana. Trata-se de um jovem de 23 anos, que trabalha em São Paulo e apresentou os sintomas, mas passa bem e está em isolamento domiciliar.

O caso está sendo investigado e mais informações sobre a situação do paciente devem ser divulgadas a partir desta segunda-feira.

Os outros casos suspeitos de Americana são de um homem de uma mulher, de 26 e 28 anos, respectivamente, que viajaram recentemente para a Itália. Depois deste, na última sexta-feira (13) foram informadas mais duas suspeitas, de duas mulheres, de 34 e 42 anos, que voltara há poucos dias dos Estados Unidos.

RPT

No sábado (14), os municípios de Nova Odessa e Sumaré também anunciaram a suspensão das aulas e dos grandes eventos, entre outras medidas. A prefeitura de Sumaré, inclusive, divulgou a informação de que na cidade são investigadas seis suspeitas da doença.

Confirmado

Também na sexta, a Prefeitura de Campinas confirmou que há um caso positivo de coronavírus na cidade, de uma estudante universitária que teria contraído a doença em viagem à Bahia. O estado de saúde da paciente é estável e ela está sendo acompanhada.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

{{1}}

Publicidade