28 de março de 2024 Atualizado 12:28

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Americana confirma mais 601 casos de Covid e vê ocupação de leitos em crescimento

Cidade tem sentido o avanço das infecções pelo coronavírus nos últimos dias; número de internados cresceu pelo quinta dia seguido

Por João Colosalle

17 de janeiro de 2022, às 19h57

A Prefeitura de Americana confirmou nesta segunda-feira (17) mais 601 casos de Covid-19 em meio a um avanço da doença no município, que também vê a ocupação de leitos nos hospitais aumentar.

Com a atualização, a cidade chegou a 29.994 diagnósticos positivos. Segundo um levantamento do LIBERAL em dados da administração, só neste mês de janeiro, Americana já teria registrado cerca de 2 mil casos da doença.

Show more

Em relação aos óbitos, a estatística permanece em 862 desde o início da pandemia. Foram quatro neste mês.

Show more

Além da disparada do número de pessoas infectadas pela Covid-19, um reflexo atribuído às festas de final de ano e à prevalência da variante Ômicron, mais transmissível, Americana registrou nesta segunda-feira o aumento da ocupação de leitos pelo quinto dia consecutivo.

No dia 11 de janeiro, eram 30 pessoas internadas nos quatro hospitais do município, número que subiu para 33, 40 e 44 entre a última quarta e sexta-feira, respectivamente. Já nesta segunda, eram 52 internados.

A ocupação de leitos de UTI e enfermarias, no entanto, tem comprovado que a nova onda de infecções tem sido mais branda, ao menos.

Show more

Diferente do pior momento da pandemia na cidade, entre abril e junho, o número de pacientes em leitos intensivos tem sido mais baixo – menos da metade em alguns dias – do que o de enfermarias, voltado a quem tem quadros mais leves.

Nesta segunda, eram 15 pessoas em UTIs e 37 em enfermarias. No Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, o número de internados na enfermaria hoje era o maior desde 22 de julho – eram 22 leitos disponíveis e todos ocupados. Em junho, a ocupação chegou a 61.

Além do HM, hospitais particulares como Unimed e São Lucas disponibilizaram mais leitos de enfermaria nesta segunda-feira, conforme o boletim divulgado pela prefeitura.

Veja a ocupação por hospital nesta segunda-feira (17)

No Hospital Municipal a taxa de ocupação é de 80% para leitos com respiradores (de 10 no total, 8 ocupados) e 100% sem respiradores (de 22 no total, 22 ocupados).

No Hospital São Lucas, a taxa de ocupação é de 20% para leitos com respiradores (de 5 no total, 1 ocupado) e zero para leitos sem respiradores (de 5 no total, 0 ocupado).

No Hospital São Francisco a taxa é 13% para leitos com respiradores (de 15 no total, 2 ocupados) e 35%% sem respiradores (de 14 no total, 5 ocupados).

No Hospital Unimed a taxa é de 22% para leitos com respiradores (de 18 no total, 4 ocupados) e de 83% para leitos sem respiradores (de 12 no total, 10 ocupados).

Publicidade