28 de novembro de 2020 Atualizado 21:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Caminhos para Americana

Americana: como melhorar?

Como a cidade de 145 anos, que escolherá um novo governo para administrá-la nos próximos quatro anos, pode encontrar soluções para os problemas e gargalos mais sentidos pela população

Por Redação

08 nov 2020 às 09:09 • Última atualização 14 nov 2020 às 15:13

A missão diária do Jornalismo envolve, quase sempre, lidar com problemas comuns a um grande número de pessoas. É a partir desse critério, do tamanho do interesse público, que se fundamenta a relevância de uma pauta e a publicação de uma reportagem.

Na maior parte das vezes, o que se noticia, porém, é apenas o problema, deixando para os responsáveis apresentarem as soluções e tomarem as providências. Não cabe aos jornalistas, por exemplo, resolver situações como de falta d’água, creches sem vagas ou bairros violentos. Mas é papel da imprensa expor este cenário quando ele atinge uma parcela
significativa da comunidade.

Espera-se que o leitor e eleitor consiga se sentir informado e consciente o suficiente para poder enxergar nos candidatos propostas executáveis – Foto: Arquivo / O Liberal

Em um jornal local, como é o LIBERAL há 68 anos, essa missão se faz ainda mais necessária e relevante. Não são todos os municípios que têm o privilégio de contar com uma imprensa vigilante, consciente de seu compromisso social com a cidade ou região, especialmente em tempos de eleições.

Este conteúdo especial, produzido por jornalistas do Grupo Liberal, busca, portanto, cumprir com o papel social a quem milhares de leitores e assinantes depositam sua confiança.

Para produzi-lo, o LIBERAL buscou identificar os principais desafios de sua cidade sede, Americana, onde concentra a maior parte de seus leitores, para mostrar a eles o que há de errado e, mais importante, o que é possível ser feito, algo que se inspira num movimento chamado de Jornalismo de Soluções, que ganha terreno em meio ao turbilhão das manchetes urgentes e da explosão de consumo de informação e conteúdo.

A bagagem da apuração rotineira, do jornal diário, se somou à busca pelo aprofundamento em temas que são dos mais fundamentais à comunidade americanense.

Nas últimas semanas, exploramos assuntos como abastecimento, economia, saúde, mobilidade urbana e educação para tentar deixar claro ao leitor quais são os caminhos a se percorrer para tornar a cidade melhor. Também falamos sobre segurança, habitação, esportes, cultura e lazer, pelo viés de como se pode melhorá-los.

Deste conteúdo, às vésperas de mais uma eleição municipal, espera-se que o leitor e eleitor consiga se sentir informado e consciente o suficiente para poder enxergar nos candidatos que almejam a administração pública de Americana propostas palatáveis, possíveis e executáveis para os próximos quatro anos, e não devaneios e promessas eleitoreiras.

Leia as reportagens do LIBERAL da série sobre os caminhos e os desafios para Americana:

Abastecimento de água
O desafio de trocar 500 km de rede

Saúde
Contratação de servidores e pandemia desafiam em Americana

Educação
Melhoria passa por contratação de professores

Trânsito
Crise de mobilidade urbana

Economia
A busca pela recuperação na pandemia

Segurança
Delitos em queda, interlocução em falta

Esportes e lazer
Parcerias podem ser ‘ajuda’ para espaços esportivos

Habitação
Apesar de investimentos, fila da casa própria tem 6 mil famílias

Cultura
Sem verbas, prédios históricos estão ocultos

Publicidade