28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

NOVIDADES NA CAMPANHA

Americana antecipa 2ª dose da Pfizer e abre 3ª para idosos a partir de 70 anos

Intervalo de doses da vacina foi reduzido de 12 para oito semanas, seguindo determinação do Estado; agendamento já está aberto

Por Pedro Heiderich

23 de setembro de 2021, às 14h38 • Última atualização em 23 de setembro de 2021, às 19h17

Prefeitura divulgou novidades na vacinação – Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana

A Prefeitura de Americana antecipou, a partir desta sexta-feira (24), a aplicação da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) da Pfizer.

Medida segue decisão do Governo do Estado de São Paulo, que anunciou na quarta-feira (22) a redução do intervalo entre a aplicação das doses da Pfizer de 12 semanas para oito semanas.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo com o Executivo, quem tomou a primeira dose da Pfizer há 56 dias (oito semanas) já pode agendar a segunda dose no site da Secretaria de Saúde (clique aqui).

Terceira dose para idosos maiores de 70 anos

A prefeitura divulgou outra novidade: o início da aplicação da terceira dose para idosos maiores de 70 anos. O agendamento está aberto para ambos, com início da aplicação nesta sexta.

A terceira dose é aplicada apenas para idosos que já completaram a imunização há seis meses. Até então, a também chamada de dose de reforço estava sendo aplicada para idosos maiores de 80 anos e idosos moradores de ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idoso).

A terceira dose também tem sido aplicada nos imunossuprimidos. Neste caso, é preciso ter tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Primeira dose suspensa para adolescentes

A prefeitura informou ainda que por falta de vacinas da primeira dose da Pfizer, está suspensa a vacinação de adolescentes em Americana até a chegada de nova remessa.

A aplicação da primeira dose segue para maiores de 18 anos, com o uso das vacinas da AstraZeneca e CoronaVac. Na semana passada, Americana ultrapassou a metade dos adolescentes imunizados com a primeira dose.

Americana também passou desde quarta-feira (22) a utilizar a segunda dose da Pfizer para completar a imunização de quem foi vacinado com a primeira dose da AstraZeneca.

Neste caso, o intervalo continua de 12 semanas entre as doses. A prefeitura tomou a medida por ter acabado o estoque de segunda dose da AstraZeneca, seguindo orientação estadual.

Classimais: clique aqui e confira as vagas anunciadas no classificado do LIBERAL.

Até a noite desta quarta, Americana já tinha aplicado 316.640 doses, sendo 187.465 da primeira, 121.708 da segunda, 1.400 da terceira e 6.067 doses únicas.

Segundo a prefeitura, dentre a população de maiores de 12 anos (os que podem ser vacinados), 90,80% já foi imunizado com a primeira dose e 61,89% já completou a imunização (com as duas doses).

Publicidade