29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Americana adota termo de responsabilidade para quem escolher vacina

Indivíduo é informado que terá de esperar até que haja outro momento de vacinação para sua faixa etária

Por Pedro Heiderich

05 de julho de 2021, às 20h42

A Prefeitura de Americana passou a adotar termo de responsabilidade para quem recusar a vacina contra o coronavírus (Covid-19).

Segundo o Executivo, o termo passou a ser utilizado em todos os pontos de vacinação, “para tentar inibir a escolha por vacinas”.

Mulher é vacinada contra Covid-19 em Americana – Foto: Ernesto Rodrigues/O Liberal

A administração municipal ressalta que o termo de responsabilidade não possui caráter punitivo.

“Porém, com a recusa do morador em tomar a vacina que se encontra disponível, ele passa a aguardar momento oportuno referente à sua faixa etária e grupo populacional ao qual pertence, o que também não garante a ele a disponibilidade futura do imunizante preferido”, explica.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A reportagem perguntou quantos casos de recusa ou escolha da vacina aconteceram em Americana, ainda sem retorno do Executivo.

Santa Bárbara d’ Oeste disse não trabalhar com termos de recusas. “Caso o cidadão não queira se vacinar, ele é orientado que poderá tomar a vacina em outro momento, caso exista doses disponíveis para o seu público-alvo, porém sem possibilidade de escolha do tipo do imunizante a ser aplicado”, diz a prefeitura.

A Secretaria de Saúde de Sumaré afirma que não houve registro de casos de escolha ou recusa da vacina. “Ao chegar ao local onde acontece a imunização, o morador já tem a informação de quais vacinas estão sendo oferecidas. Caso desista, a pessoa acaba nem chegando ao atendimento”, aponta a nota.

As prefeituras de Hortolândia e Nova Odessa também foram questionadas a respeito do tema, mas não responderam.

Na RPT (Região do Polo Têxtil) e em todo o país, foram disponibilizadas até agora quatro tipos de vacinas: da CoronaVac/Butantan, da Oxford/AstraZeneca, da Pfizer e da Janssen, a última com dose única.

Publicidade