15 de abril de 2024 Atualizado 23:49

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Americana abre cadastro para xepa a crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades

A vacinação dos que estão cadastrados na xepa acontecem nas unidades São Vito e Parque das Nações

Por Caio Possati

17 de janeiro de 2022, às 19h42

A Secretaria de Saúde de Americana anunciou, nesta segunda-feira (17), que crianças de 10 e 11 anos, sem comorbidades, podem se cadastrar para a xepa da vacina contra a Covid-19.

A proposta é utilizar as sobras das doses que estão sendo aplicadas no grupo vacinal da atual fase da campanha, composto por crianças de 5 a 11 anos que possuem comorbidades ou que sejam deficientes permanentes.

As duas UBS (Unidade Básica de Saúde) que estão aplicando as vacinas para as crianças nestas condições são as unidades São Vito e Parque das Nações, que também vão aplicar as doses para os que estão cadastrados na xepa.

Para fazer o cadastro, o responsável precisa se dirigir para estas duas unidades, fornecer o nome completo da criança, um telefone para contato, e aguardar a ligação.

O objetivo com a xepa é evitar o desperdício dos imunizantes que sobram dos frascos abertos. Cada frasco contém 10 doses da vacina e, depois de abertos, devem ser usados por completo no prazo máximo de 12 horas. Ou seja, ficaria inviável vacinar alguém com doses do mesmo frasco no dia seguinte.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Como a vacinação depende das doses disponíveis, a prefeitura reforça que fazer o cadastro não é garantia de conseguir o imunizante. Mesmo assim, a xepa é a chance de uma criança conseguir ser imunizada de forma antecipada e, de quebra, evitar que um lote seja perdido por conta do prazo de validade.

As demais faixas etárias devem aguardar novo comunicado da prefeitura para saber quando vão poder realizar o cadastro para xepa.

Publicidade