Alunos inscritos no EJA caem 47% em quatro anos

Para a Secretaria de Educação, a redução está relacionada ao fato de mais alunos estarem cursando o ensino fundamental na idade adequada


O número de alunos matriculados no EJA (Ensino de Jovens e Adultos) em Americana passou de 102 em 2014 para 54 em 2018, uma queda percentual de 47%. Para a Secretaria de Educação, a redução está relacionada ao fato de mais alunos estarem cursando o ensino fundamental na idade adequada.

De acordo com o Informativo Socioeconômico da Prefeitura de Americana com dados de 2018, o número de matrículas chegou a 124 em 2015 e começou a cair. No ano seguinte, eram 107 matriculados. Em 2017 eram 59 estudantes e no ano passado, 54, número que se mantém este ano.

Essa modalidade é oferecida pela rede municipal do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. A partir do 6° ano até o ensino médio, o atendimento é feito pela rede estadual de ensino.

De acordo com a prefeitura, o número de vagas atende à demanda atual e não há lista de espera. Há atualmente três salas no município – uma no Ciep Professor Milton Santos e duas no Ciep Professora Philomena Magaly Rossetti.

PERFIL. Na sala no Ciep Milton Santos estudam 16 alunos, com faixa etária média de 47 anos. Um dos estudantes dessa escola recebe atendimento domiciliar. Nas outras duas salas, no Ciep Magaly Rossetti, são 38 alunos de 17 a 78 anos.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora