24 de abril de 2024 Atualizado 15:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Agente do CDP de Americana morre com Covid-19

Vanderlei de Almeida, de 55 anos, estava internado no HM desde 8 de junho e havia recebido resultado de Covid-19 por teste rápido

Por Marina Zanaki

23 de junho de 2020, às 14h50 • Última atualização em 23 de junho de 2020, às 17h45

Vanderlei era casado e tinha uma filha de 23 anos - Foto: SIFUSPESP - Divulgação

O agente penitenciário Vanderlei de Almeida, do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana, morreu na noite desta segunda-feira (22) aos 55 anos.

Ele estava internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi há 15 dias e havia recebido resultado positivo para Covid-19 em teste rápido.

O servidor passou mal no dia 8 de junho, durante um plantão no CDP. Ele procurou o hospital com falta de ar e foi internado em estado grave.

Segundo o Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo), ele chegou a apresentar melhora no último sábado (20), mas no dia seguinte seu quadro de saúde piorou.

Vanderlei era casado e tinha uma filha de 23 anos. Ele era fisiculturista, possuía uma academia junto com a esposa e morava no bairro Campo Verde, em Americana.

Sua irmã, a dona de casa Maria do Carmo Bertipaglia, de 54 anos, contou que Vanderlei cuidava da alimentação e se exercitava. Ele tinha hipertensão, mas era controlada, segundo Maria.

“É muito triste, a turma deve se cuidar, as pessoas estão relaxadas. O que vivi hoje no enterro do meu irmão não desejo nem para um cachorro. É muito triste perder um ente querido e não poder ver, despedir”, disse a dona de casa.

Vanderlei foi sepultado na manhã desta terça, no Cemitério da Saudade.

“A funerária chegou com o caixão lacrado, não pude nem me despedir dele, tem que manter distância na hora do sepultamento, foi muito triste. Que vírus é esse?”, lamentou Maria.

O Sifuspesp disse que “expressa seu pesar e presta condolências aos familiares, amigos e parentes do policial penal, e coloca o sindicato à disposição da família para o que for necessário neste momento”.

A Prefeitura de Americana disse que informações sobre Covid-19 serão atualizadas com o boletim desta terça-feira, que será divulgado no final da tarde.

MEDIDAS

Na semana passada, a SAP realizou desinfecção do CDP de Americana após o registro da suspeita de Vanderlei. A Secretaria lamentou a morte do servidor.

“O funcionário era muito querido por todos da unidade. A pasta se solidariza com a dos familiares, a quem está prestando toda a assistência necessária”, disse a Secretaria.

Nesta segunda (22), a pasta havia informado que um segundo funcionário da unidade estava afastado com suspeita para a doença. Nesta terça, já são três servidores afastados.

Entre os detentos, não há nenhum com suspeita, segundo a SAP.

A Secretaria de Administração Penitenciária informou que teve início a testagem de detentos e que o projeto piloto foi realizado na Penitenciária II em Sorocaba.

“As próximas unidades contempladas serão definidas em planejamento técnico dos órgãos de saúde, considerando-se a existência de casos confirmados nos presídios”, disse a pasta.

A pasta não respondeu sobre a testagem dos servidores.

Publicidade