Retomados agendamentos de consultas e emissão de exames

Secretaria ficou sem energia, telefone e internet após sobrecarga no transformador; problema ocorreu no sábado e foi resolvido nesta segunda-feira


Foram retomados na tarde desta segunda-feira (7) os serviços da Secretaria de Saúde de Americana que haviam sido suspensos após uma sobrecarga no transformados do prédio. Por conta das fortes chuvas que atingiram a região, o imóvel acabou ficando sem energia elétrica, telefone e internet desde o final de semana.

O problema teve início no sábado (5), por volta das 13h30. A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) foi acionada e a empresa conseguiu restabelecer o fornecimento, porém horas depois a energia distribuída internamente foi interrompida novamente e o problema foi resolvido somente nesta segunda-feira.

Por conta disso, todos os serviços de atendimento ao público foram suspensos, como emissão de guias, fornecimento de medicamentos de ordem judicial, agendamento de transporte, atendimento do serviço de ouvidoria e encaminhamentos pelo setor de regulação, já que por conta da falta de energia elétrica, o sistema de internet também ficou comprometido.

Na manhã desta segunda-feira (7) a secretaria realizou o remanejamento de todos os medicamentos que permanecem em câmaras frias, que foram distribuídos para a Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e farmácia central. De acordo com a unidade administrativa, não houve perda de nenhum medicamento, visto que as geladeiras possuem baterias que duram até 48 horas.

Devido à falta de internet, alguns serviços realizados nas UBS (Unidade Básica de Saúde) também ficaram prejudicados, como a emissão de resultados de exame, o agendamento de consultas e a elaboração do cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

As causas da interrupção estão sendo investigadas, já que existe a possibilidade de o sistema ter sido avariado em decorrência da forte chuva que atingiu o município no último sábado.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Americana.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora