25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

iniciativa

Adotada por ex-vice-prefeito, praça no Jardim Colina é elogiada por moradores

Revitalização e manutenção de praça pública é impulsionada por José Domingos Chavare, o Zé da Praia

Por Isabella Holouka

10 de agosto de 2020, às 08h06

Aos 83 anos, o ex-vice-prefeito e ex-vereador de Americana, José Domingos Chavare, o Zé da Praia, é a principal pessoa por trás da revitalização e manutenção da praça que ele mesmo batizou de “Amigos da Praça”, localizada na Rua Pernambuco, no Jardim Colina.

José Domingos Chavare volta à praça cuidada por ele após isolamento por conta da Covid-19 – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

De 2016 para cá, a praça que gerava queixas por ser mal iluminada e mal frequentada ganhou postes de luz em parceria entre moradores e Prefeitura, e parquinho para as crianças, além de uma infinidade de mudas de plantas, muitas delas frutíferas ou ervas medicinais.

“Em 4 de dezembro de 2016 foi o meu aniversário de 80 anos, e os amigos me perguntavam o que eu queria de presente e eu dizia ‘uma planta, uma muda’, e depois eu coloquei o nome Amigos da Praça”, contou Zé em entrevista ao LIBERAL.

A data que marca a adoção foi fixada em placas pela pracinha, bem como sinalizações de consciência ambiental e nomenclaturas de muitas das plantas ali presentes.

Na manhã desta quinta-feira, à convite da reportagem, ele esteve na praça (com todos os cuidados de distanciamento) depois de cerca de 5 meses em casa por precaução devido ao coronavírus (Covid-19), e lembrou com saudades o contato com as crianças, do condomínio em que mora, do bairro e até de fora, que frequentam o local: “Eu estou com uma saudade imensa deles”.

“Antes da pandemia eu vinha todos os dias, ficava o dia todo, ia para casa para almoçar e voltava. Mas desde março eu não estou vindo, porque a idade temos que respeitar. E a gente tem que dar exemplo, se eu ficar à vontade vem muita gente em volta, tenho muitos amigos”, contou.

Quem também passou pela pracinha na manhã da quinta feira foi o casal Carlos e Sônia Penachioni, que mora nas redondezas e costuma aproveitar o espaço ao voltar de caminhadas.

“Moramos próximo ao Clube Veteranos vai fazer 45 anos, e sempre passamos por aqui. Nas outras praças nós vemos máscaras pelo chão, papel, plástico, mesmo com a limpeza da Prefeitura. E aqui agora não tem vandalismo, não tem sujeira, o espaço é lavado e cuidado todos os dias e só vemos famílias”, disse Carlos.

Ademar Donizete monta uma venda com frutas e legumes na mesma praça há 12 anos e concorda que depois da vinda de Zé os cuidados com o espaço melhoraram.

“E a convivência aqui não tem o que falar”, comenta ele, que às segundas e quintas divide a área com estandes de pastel e artesanatos, e cita ainda grupos de ginástica, que também frequentam o local para exercícios.

Espaço no Colina, em Americana, atrai famílias para momentos de lazer – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Com dois filhos e um cachorro, o campineiro Marcelo Cristian entretia os meninos apresentando as plantas enquanto aguardavam uma sessão de fotos realizada no bairro.

“Eu achei muito legal essa praça. Lá em Campinas, eu moro no Jardim Eulina mas conheço bem a cidade, nunca vi uma iniciativa bem feita assim”, elogiou.
Para o ex-vice-prefeito e ex-vereador de Americana, a iniciativa de cuidar da praça é mais um capítulo de uma história de dedicação aos projetos sociais e ambientais em prol da cidade.

“É uma alegria imensa poder fazer alguma coisa. Eu vim para Americana em 1952, e a cidade me deu muito, então eu estou doando um pouquinho do que eu recebi. Se todo mundo desse um pouquinho a cidade era outra, porque [a Prefeitura] não tem condições de fazer tudo. Então eu me sinto muito bem fazendo”, afirma Zé, que é natural de Andradas.

“Americana para mim é tudo, eu tenho até um título de cidadão americanense e fui até contemplado com a nomeação de uma rua”, finaliza orgulhoso.

Publicidade