23 de abril de 2024 Atualizado 16:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições 2020

Adiamento das eleições tem apoio de pré-candidatos a Prefeitura de Americana

Congresso promulgou nesta quinta-feira a PEC que adia os dois turnos das eleições municipais para 15 e 29 de novembro

Por

03 de julho de 2020, às 08h54 • Última atualização em 16 de outubro de 2020, às 10h48

Os 13 pré-candidatos a prefeito de Americana apoiaram a decisão de adiar as eleições municipais por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os políticos foram unânimes em dizer que não haveria condições sanitárias para realizar o pleito em outubro, mas a maioria ponderou que a nova data não altera drasticamente os planos já traçados.

Na noite da última quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 18/20, que determina que os dois turnos eleitorais, previstos originalmente para 4 e 25 de outubro, ocorram nos dias 15 e 29 de novembro. O texto foi promulgado pelo Congresso nesta quinta-feira.

Vice-prefeito de Americana e presidente do PSDB na cidade, Roger Willians disse que o prazo maior não afetará a escolha do candidato. Além dele, o deputado federal Vanderlei Macris e seu filho, o vereador Rafael Macris são os cotados.

“Do ponto de vista das articulações, das montagens do grupo, não muda muito porque já montamos um grupo de arranque, de largada. Agora só passamos a fazer articulações com outros grupos que possam se somar com a gente, de acordo com entendimentos ideológicos, de plano de governo, e da própria formação da chapa”, explicou Roger.

O prazo maior também não afeta os planos da vereadora Maria Giovana Fortunato (PDT). “Entendo que foi uma boa data. Fui contrária ao adiamento das eleições para 2022 porque entendo que é importante manter o compromisso democrático, e também respeitar essa emergência de saúde pública que nós vivemos”, afirmou,

Para o advogado Adriano de Oliveira Silva (PSOL), o adiamento pode deixar os candidatos em “pé de igualdade” e proporcionar uma disputa eleitoral “mais justa”.

“Como estamos vivendo a pandemia, se fosse manter para o dia 4 de outubro, o candidato que está no poder ou vereadores, que estão com mandato, e aqueles que têm mais recursos financeiros seriam os beneficiados”, opinou.

A leitura é compartilhada pelo advogado Zé Odécio (Avante). “Para nós que não somos políticos e não temos uma carreira na política, é muito bem-vinda. Temos que levar nossa proposta para 170 mil eleitores que temos em Americana. Esse alongamento de prazo é muito favorável”, afirmou.

Podcast Além da Capa
Os eleitores brasileiros ainda não sabem em que data irão às urnas neste ano para escolher novos prefeitos e vereadores. Diante dessa indefinição, como se comportam as campanhas em Americana e região nesse momento? Afinal, considerando a data originalmente prevista (4 de outubro), faltam menos de 100 dias para as eleições. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi e editor-executivo e chefe de reportagem do LIBERAL, João Colosalle, para discutir o cenário regional.

Publicidade