Acofam inaugura sede para projetos assistenciais

Criada em 2013, associação auxilia famílias, com pelo menos oito projetos assistenciais com diferentes enfoques


Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Criada em 2013, associação tem como objetivo auxiliar famílias

A Acofam (Associação Comunidade da Família) inaugura uma sede neste domingo (8), mesmo dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Criada em 2013, a associação tem o objetivo de auxiliar famílias, com pelo menos oito projetos assistenciais ativos e com diferentes enfoques.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Nascida da união entre membros da Igreja Comunidade da Família, a Acofam é independente do templo cristão. As atividades tiveram início com o Projeto Cegonha, voltado para grávidas, em que uma enfermeira ministra um curso de oito aulas, entregando ao final um enxoval para a criança.

“Nós desenvolvemos muitos trabalhos com mulheres, um dos nossos primeiros foi o Projeto Cegonha, com as grávidas, e por isso estamos inaugurando a sede no Dia da Mulher”, explicou o presidente da Acofam, José Pedro Miranda.

Para o pastor da igreja Comunidade da Família, José Roberto Isaías, a inauguração da sede própria é uma grande conquista, fruto do trabalho nos últimos sete anos, e vai permitir um atendimento mais confortável e amplo às pessoas atendidas pela associação.

“Estava no nosso coração e a Acofam foi realmente levantada para cuidar de famílias, de pessoas carentes, necessitadas. Trabalhamos muito com os bairros Mathiensen e [Jardim dos] Lírios, embora venham pessoas de vários bairros carentes da cidade”, conta o pastor.

A assistente social Rutineia Sanches Limeira explica que o principal foco da associação é “dar dignidade para aquele que, no momento, está com alguma dificuldade”.

Ela cita projetos de apadrinhamento de crianças, entrega de cestas básicas, materiais de limpeza e higiene, arrecadados por meio de doações. Objetos como muletas, andadores e cadeiras de rodas também podem ser emprestados pela associação.

Além disso, a Acofam também mantém cursos de artesanato e estudos bíblicos. No projeto intitulado Dia da Viúva, os membros da associação dedicam um sábado para fazer reformas básicas na residência de uma mulher viúva.

Já o Acofam Sobre Rodas reúne voluntários para o oferecimento de serviços gratuitos e profissionais para atendimento médico, odontológico, estético e jurídico, além de recreações, sempre em bairros periféricos da cidade.

O presidente da Acofam explica que a associação está aberta para pessoas que queiram contribuir com doações. Podem ser doados alimentos, produtos de limpeza ou higiene, roupas, móveis e valores em dinheiro.

Interessados em ajudar estão convidados a conhecer a sede, localizada na Rua Duque de Caxias, 1.131, no bairro Nova Americana.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A procura cada vez mais da população por clínicas populares e prestadores de serviços na área da saúde, em função de preços mais acessíveis, é o tema da edição desta semana do podcast “Além da Capa”. Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora