18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Acofam inaugura sede para projetos assistenciais

Criada em 2013, associação auxilia famílias, com pelo menos oito projetos assistenciais com diferentes enfoques

Por Isabella Holouka

07 de março de 2020, às 09h02 • Última atualização em 07 de março de 2020, às 09h52

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Criada em 2013, associação tem como objetivo auxiliar famílias

A Acofam (Associação Comunidade da Família) inaugura uma sede neste domingo (8), mesmo dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Criada em 2013, a associação tem o objetivo de auxiliar famílias, com pelo menos oito projetos assistenciais ativos e com diferentes enfoques.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Nascida da união entre membros da Igreja Comunidade da Família, a Acofam é independente do templo cristão. As atividades tiveram início com o Projeto Cegonha, voltado para grávidas, em que uma enfermeira ministra um curso de oito aulas, entregando ao final um enxoval para a criança.

“Nós desenvolvemos muitos trabalhos com mulheres, um dos nossos primeiros foi o Projeto Cegonha, com as grávidas, e por isso estamos inaugurando a sede no Dia da Mulher”, explicou o presidente da Acofam, José Pedro Miranda.

Para o pastor da igreja Comunidade da Família, José Roberto Isaías, a inauguração da sede própria é uma grande conquista, fruto do trabalho nos últimos sete anos, e vai permitir um atendimento mais confortável e amplo às pessoas atendidas pela associação.

“Estava no nosso coração e a Acofam foi realmente levantada para cuidar de famílias, de pessoas carentes, necessitadas. Trabalhamos muito com os bairros Mathiensen e [Jardim dos] Lírios, embora venham pessoas de vários bairros carentes da cidade”, conta o pastor.

A assistente social Rutineia Sanches Limeira explica que o principal foco da associação é “dar dignidade para aquele que, no momento, está com alguma dificuldade”.

Ela cita projetos de apadrinhamento de crianças, entrega de cestas básicas, materiais de limpeza e higiene, arrecadados por meio de doações. Objetos como muletas, andadores e cadeiras de rodas também podem ser emprestados pela associação.

Além disso, a Acofam também mantém cursos de artesanato e estudos bíblicos. No projeto intitulado Dia da Viúva, os membros da associação dedicam um sábado para fazer reformas básicas na residência de uma mulher viúva.

Já o Acofam Sobre Rodas reúne voluntários para o oferecimento de serviços gratuitos e profissionais para atendimento médico, odontológico, estético e jurídico, além de recreações, sempre em bairros periféricos da cidade.

O presidente da Acofam explica que a associação está aberta para pessoas que queiram contribuir com doações. Podem ser doados alimentos, produtos de limpeza ou higiene, roupas, móveis e valores em dinheiro.

Interessados em ajudar estão convidados a conhecer a sede, localizada na Rua Duque de Caxias, 1.131, no bairro Nova Americana.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A procura cada vez mais da população por clínicas populares e prestadores de serviços na área da saúde, em função de preços mais acessíveis, é o tema da edição desta semana do podcast “Além da Capa”. Ouça:

{{1}}

Publicidade