19 de abril de 2024 Atualizado 14:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Acidentes em Americana despencam 43% em março, início da quarentena

Cidade contabilizou 135 ocorrências em 2019 e 77 neste ano, segundo dados do Infosiga SP, sistema de estatísticas do governo

Por Rodrigo Alonso

26 de abril de 2020, às 11h10 • Última atualização em 28 de abril de 2020, às 11h04

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
A Avenida da Saúde, em Americana, é a via que mais teve acidentes em março, com dez; em fevereiro município havia tido 92 casos

O número de acidentes de trânsito em março em Americana caiu 43% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A quantidade teve redução de 135 para 77 no período. Os dados são do Infosiga SP, sistema de estatísticas do governo estadual.

O mês passado marcou o início da quarentena, motivada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

No Estado, as restrições começaram no dia 13 de março, com a suspensão de eventos com mais de 500 pessoas. No dia 24, o governador João Doria (PSDB) decretou o fechamento do comércio, com exceção dos estabelecimentos que exercem serviços essenciais, como supermercados e farmácias.

Autoridade de trânsito de Americana e secretário adjunto da Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário), Eraldo Camargo aponta que as medidas do governo estadual fizeram a circulação de automóveis diminuir e, consequentemente, podem ter impactado na redução do número de acidentes.

“Com esse número menor de movimento, a pessoa parece que não compete tanto uma contra a outra, diminuíram a proximidade. Eu acho que a maior parte dos acidentes é por causa de excesso de velocidade e desrespeito às normas. Então, parece que estão respeitando um pouco mais”, afirma.

Março foi o mês com menor quantidade de acidentes em Americana desde janeiro de 2019, quando o Infosiga começou a contabilizar acidentes não fatais. No mês passado, nenhum caso terminou em fatalidade. A Avenida da Saúde é a via que mais teve acidentes em março, com dez. Em fevereiro, o município havia tido 92 casos, sendo dois fatais.

A redução também ocorre em abril, pelo menos de acordo com o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. A corporação atendeu 24 acidentes na primeira quinzena deste mês e, no mesmo período do ano passado, havia registrado 49.

Segundo o tenente Antonio Carlos Brustolin, comandante da unidade americanense, a queda no movimento de automóveis facilita o deslocamento dos bombeiros até o local da ocorrência, situação que pode evitar mortes.

“Quanto mais rápido a gente chega, mais chances a vítima tem de se recuperar melhor do acidente”, diz.

Casos fatais em Santa Bárbara mais que triplicam

O número de acidentes fatais de trânsito registrados em Santa Bárbara d’Oeste mais que triplicou no primeiro trimestre deste ano. Houve dez casos e dez mortes nesse período, enquanto que, nos três primeiros meses de 2019, a cidade havia contabilizado três ocorrências e três óbitos. Os dados são do Infosiga SP.

Faz dois anos que o município não conta com fiscalização por radar. O vínculo com a antiga fornecedora dos aparelhos, a DCT Tecnologia, venceu em fevereiro de 2018.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, o serviço voltará a vigorar em 1º maio. O limite de velocidade fiscalizado vai variar de 50 km/h até 70 km/h.

Santa Bárbara é o único município da RPT (Região do Polo Têxtil) que registrou aumento de acidentes fatais na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o mesmo período de 2019. Em nota, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara afirmou que analisa os números com o objetivo de reduzir as mortes.

A pasta ainda apontou que as ocorrências deste ano não se repetem nos mesmos locais, o que pode indicar imperícia dos condutores. Para a secretaria, a fiscalização eletrônica contribui com a diminuição.

Publicidade