Acervo vencedor de exposição conta a história do colecionador

Mostra no Senai de Americana tem entrada gratuita e reúne 50 coleções de várias partes do País


A coleção “Os Carimbos do Correio de Granja” levou neste sábado o Grande Prêmio da mostra competitiva de 20 anos da Sofia (Sociedade Filatélica de Americana). A reunião de selos, carimbos e cartas pertence e se ajuda a contar a história do próprio colecionador, Mário Xavier Júnior, que é nascido em Granja, no Ceará. Essa e outras 49 coleções estão disponíveis para visitação no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) até 22 de setembro.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Mario Xavier coleciona selos desde criança

A exposição foi aberta na manhã deste sábado com a presença de diversos colecionados de várias partes do Brasil. A vencedora do prêmio principal, escolhida pelo júri, se destaca não só pelo caráter histórico e pessoal dos materiais que reúne, mas também pelo fator raridade: entre os selos, carimbos e cartas estão exemplares dos raros e famosos Olho de Boi, os primeiros emitidos no Brasil, em 1843.

Aos 67 anos, Xavier contou que coleciona selos desde criança. A coleção premiada, entretanto, tem 10 anos. “Essa coleção mostra uma cronologia dos carimbos que foram usados nas agências dos correios de Granja desde o primeiro selo do Brasil, o Olho de Boi, até 2012. Os selos com carimbo de Granja são bastante raros’, explicou.

Vivendo em São Paulo há 52 anos, Xavier relatou que foi coletando os selos de Granja nos últimos 10 anos, e que chegou a buscar alguns em sua terra natal. “Essa coleção resgata um pouco da minha história, porque boa parte dos selos e envelopes são cartas familiares, dos meus tios, avós, do meu pai, e minhas para minha esposa. Tem uma sequência cronológica”, disse o colecionador.

EXPOSIÇÃO. A mostra comemorativa dos 20 anos da Sofia tem visitação gratuita na Senai. Entre as coleções expostas, além da de Xavier, há acervos de várias partes do país, entre elas as tradicionais (por países ou por datas), temáticas (peças de diversos países e datas), de maximafilia (união de um cartão-postal, um carimbo e um selo), e as juvenis, para a participação de jovens de até 21 anos.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!