28 de março de 2024 Atualizado 13:49

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Ação em Americana encaminha 12 pessoas ao Caps-AD

Atividade foi realizada no Terminal Urbano Municipal e na Praça Comendador Müller, nesta terça-feira

Por Marina Zanaki

29 de janeiro de 2020, às 08h07 • Última atualização em 29 de janeiro de 2020, às 08h46

Uma parceria entre o Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e o setor de psicologia do Hospital Municipal de Americana fez uma avaliação de 30 pessoas na área central nesta terça-feira. Dessas, 12 apresentaram uso abusivo de alguma substância psicoativa e foram encaminhadas para iniciarem tratamento no Caps-AD.

A ação foi realizada no Terminal Urbano Municipal e na Praça Comendador Müller dentro da campanha Janeiro Branco, mês voltado aos cuidados com saúde mental e bem-estar.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Foto: Divulgação
Atividade foi realizada no Terminal Urbano Municipal e na Praça Comendador Müller, nesta terça-feira

As avaliações utilizaram um questionário para detecção do uso de álcool e outras drogas. O método utilizado foi a aplicação da escala Assist, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

A Secretaria de Saúde avaliou que o número de pessoas encaminhadas ao Caps-AD após as avaliações foi alto. “Deve-se considerar que o encaminhamento não se traduz em início de tratamento, pois nem todos os indivíduos se dispõem a fazê-lo”, ressalvou a prefeitura.

A partir de agora, as pessoas que receberam o encaminhamento devem procurar o serviço, onde serão recebidos por uma equipe multidisciplinar que vai oferecer assistência para abandonar o uso abusivo das substâncias. O Caps-AD fica na Avenida de Cillo, 492, na Vila Pavan.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Além das avaliações, os profissionais também realizaram orientações sobre o uso de álcool e outras drogas. De acordo com a psicóloga Eliane Cristina Santichi, o objetivo da ação foi ir ao encontro da população, gerando oportunidades de psicoeducação, solidariedade social e democratizando as informações quanto à prevenção na área de saúde mental e também emocional.

Publicidade