Ação do Novembro Azul será dia 24

Serão distribuídos 100 vouchers para realização de exame de PSA, além de aferição de pressão e arrecadação de sabão em pó


A tradicional ação do Novembro Azul de Americana será realizado no próximo dia 24. Haverá o jogo de futebol na Arena Colorado, com a arrecadação de sabão em pó para entidades assistenciais e distribuição de vouchers para realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico). O embaixador desta edição será o artilheiro Jonas, ex-jogador do Benfica. O evento terá início às 8h30.

O médico Rogério Panhoca, presidente do Colorado Esporte Clube, lembrou que o evento chega ao oitavo ano na cidade. Serão distribuídas 350 camisetas do Novembro Azul por meio da troca por sabão em pó (no mínimo um quilo).

Foto: Arquivo / O Liberal
Jogo na Arena Colorado do ano passado: evento este ano será dia 24

Além disso, serão oferecidos gratuitamente 100 testes de PSA no laboratório LabClin. Eles serão distribuídos a homens que tenham idade com indicação para realização do exame, não possuam convênio médico e não estejam em tratamento. Haverá também aferição de pressão e orientações à saúde.

“A expectativa, se não chover, é reunir de mil a mil e quinhentas pessoas circulando durante toda a manhã”, estimou Panhoca.

Consultas

A Secretaria de Nova Odessa vai realizar, no dia 30 de novembro, um mutirão de consultas com urologistas no Ambulatório de Especialidades. Seis médicos estarão realizando os atendimentos, que vão ocorrer das 8h às 12h. A expectativa da prefeitura é atender 400 homens.

A participação no mutirão é livre, contudo é interessante que os pacientes realizem o check-up que está sendo oferecido em três unidade de saúde do município. Dessa forma, os pacientes serão atendidos pelo médico já portando os resultados de diversos exames.

O check-up está sendo oferecido nos postos de saúde do Centro, do Jardim Marajoara e do Jardim Alvorada, sempre das 7h às 12h. Os pacientes vão realizar exame de sangue com análise de PSA, glicemia, colesterol, ureia, creatinina, sódio, potássio, TGO, TSH e T4 livre.

O urologista José Lourenço Jorge Alvarenga explicou que o câncer de próstata é assintomático na sua fase inicial.

“Os exames são fundamentais para o diagnóstico e o tratamento precoces, que aumentam a chance de cura. Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata não são detectados através do PSA, mas apenas no exame de toque. Por isso é importante que o homem realize os dois exames”, disse o médico da rede de Nova Odessa.

A Secretaria de Saúde de Americana informou que algumas unidades básicas vão promover ações de conscientização, com palestras e rodas de conversa. Os postos de saúde de Santa Bárbara d’Oeste terão entrega de materiais informativos.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora