18 de abril de 2024 Atualizado 20:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

DOMINGO

4ª Caminhada Renal vai levar pacientes às ruas de Americana

Sem fins lucrativos, evento pretende chamar a atenção das pessoas para a importância da doação de órgãos

Por Da Redação

13 de setembro de 2019, às 18h50 • Última atualização em 13 de setembro de 2019, às 18h58

Nesse domingo (15) a equipe multidisciplinar do Hospital São Francisco, em Americana, vai promover a 4ª Caminhada Renal, que leva os pacientes, seus familiares e quem quiser caminhar à Avenida Brasil para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal
Camiseta escolhida par representar a causa da doação de órgãos neste ano

Como os pacientes estão em tratamento, o trajeto é curto: do estacionamento da Prefeitura Municipal até o Hospital da Unimed.

Quem não conseguir acompanhar a caminhada em função do estado de saúde será levado por um trenzinho durante o passeio.

A concentração será às 8h30. Para o evento foram feitas 450 camisetas, distribuídas para os pacientes e vendida aos familiares pelo preço de custo.

Atualmente, o setor de hemodiálise do São Francisco atende 140 pessoas entre os 16 e os 90 anos, que realizam diálise três vezes na semana na unidade.

“Queremos mostrar para as pessoas que se elas sinalizarem em vida que querem doar órgãos elas podem acelerar as cirurgias de quem precisa e reduzir o tempo de diálise dessas pessoas, que às vezes ficam 7 anos fazendo esse procedimento esperando por um órgão”, disse a nutricionista do Centro de Terapia Renal do Hospital, Cleonice Bardi.

Adriano Martins, de 38 anos está afastado pelo INSS por complicações no rim e é um dos pacientes que vão participar da caminhada neste ano.

Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal
Pessoas reunidas na 3ª Caminhada Renal, que ocorreu no ano passado

“Às vezes as pessoas tem tudo e ainda reclamam, enquanto alguns morrem na fila de transplante. Eu diria para essas pessoas viverem mais, hoje um órgão pode mudar a vida de uma pessoa para sempre e a outro pode participar disso e dar a chance do paciente viver mais uma vida inteira pela frente”, enfatizou Adriano.

A caminhada é aberta a todos que quiserem participar. Haverá água, lanches e frutas para os pacientes presentes, bancados com a ajuda de patrocinadores do evento.

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

Publicidade