Em Americana, 4 mil acompanham desfile do Dia da Independência

Público supera expectativa e chama a atenção pela presença de famílias inteiras, principalmente, das crianças


Cerca de quatro mil pessoas acompanharam o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado na Avenida Brasil, na manhã deste sábado (7), em Americana.

O trecho reservado para o evento – toda a extensão do CCL (Centro de Cultura e Lazer) – foi tomado por adultos e principalmente crianças que se sentavam à guia da calçada, balançando bandeirinhas e com olhar atento a toda apresentação.

“O desfile de 7 de Setembro me lembra muito os tempos de escola, quando eu desfilava, o tempo do Tiro de Guerra, muitas lembranças estão surgindo e, olha, estou arrepiando”, diz o prefeito Omar Najar (MDB), presente no evento, apontando para um dos braços. “Eu sinto uma satisfação muito grande de estar presente aqui, de ver a adesão da população, o patriotismo e celebrando a liberdade, esses são valores muito grandes”, completa.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Americana, Fernando Juliani, o público mais uma vez surpreendeu. “É mais do que a gente esperava [a expectativa era de três mil pessoas]. Com tudo o que está acontecendo no país e a população estar aqui prestigiando é muito gratificante”, comemora.

O pequeno Pedro, 5, era uma das muitas crianças que acompanhavam o evento. Junto da mãe, Juliana J. da Silva Lopes, ele fez questão de cumprimentar aqueles que participavam do desfile, mostrando sua bandeira. “O Brasil tem passado por tantos momentos difíceis e, eventos assim, nos traz orgulho, renova a energia. Todo mundo sabe que hoje é feriado, mas saber o porquê é o mais importante, saber a nossa história e é por isso que viemos”, diz a mãe.

A aposentada Fátima Rossi veio de Santa Bárbara d´Oeste para assistir ao desfile com a filha e os netos. “Acho tudo lindo, todo ano eu venho”, disse ela que trazia a neta de 1 ano nos braços “para ir aprendendo”, brincou. Para a filha de dona Fátima, Andrea Rossi Pavan, a participação no evento já é uma “tradição de família”.

Ao todo, duas mil pessoas desfilaram pela avenida dentre elas estudantes e fanfarras de escolas municipais; a Fanfarra da Escola Heitor Penteado; membros do Tiro de Guerra e equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, (Guarda Municipal de Americana); Banda Marcial do Senai; Grupo Escoteiros Nambikwara, Grupo Escoteiros Wellington Alexandre Medeiros, entre outros.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora