19 mil pessoas ainda não se vacinaram em Americana

Campanha contra gripe segue até o dia 31 de maio para os públicos prioritários da campanha; cobertura até o momento foi de 57%


Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Campanha de imunização contra a gripe se encerra no dia 31 deste mês

Para que consiga atingir a meta de 90% de imunizações, 19 mil moradores de Americana ainda precisam ir aos postos de saúde até o dia 31 deste mês para tomar a vacina. Segundo o balanço enviado pela prefeitura nesta sexta-feira, a cidade teve uma cobertura vacinal de 57% até o momento. Desde o início do ano, o município teve 2 casos confirmados de gripe H1N1 e outros 8 seguem em investigação.

O grupo com menor percentual de proteção até o momento são os professores – apenas 34% recebeu as doses. Já as puérperas têm a maior cobertura vacinal, já que 67% se protegeu. Questionada se deve ampliar a campanha de vacinação, que se encerra no dia 31 de maio, ou se deve liberar doses para a população em geral, a prefeitura disse que só será possível responder na segunda-feira.

Para isso, a Vigilância Epidemiológica vai precisar entrar em contato com o serviço regional para “trocar informações”.

Na região de Campinas, considerando todos os grupos, pelo menos 247,6 mil moradores da região precisam receber a dose contra o vírus Influenza até o final da próxima semana.

“É de extrema importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para imunização. A vacinação evita complicações futuras como pneumonias”, disse o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, complementou.

A vacina de 2019 vai prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. As doses são produzidas pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora