Não há definição sobre modelagem da capitalização da Eletrobras, diz presidente


O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, afirmou que ainda não há definição sobre o modelo de capitalização da estatal. O assunto, destacou, está sendo discutido pelos ministérios da Economia e Minas e Energia.

O governo discute se irá privatizar ou capitalizar a empresa de forma conjunta ou de maneira fatiada entre as subsidiárias. “Não há definição sobre modelagem, etc. Mas é importante caracterizar a situação e porque (há) necessidade (de capitalização)”, disse o presidente da companhia ao começar sua fala durante audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara.

Ferreira Júnior destacou que a capitalização é necessária porque a Eletrobras não tem capacidade de investimento na proporção do que a companhia representa no sistema energético brasileiro.

De R$ 14 bilhões que seriam necessários para investimentos, a companhia só é capaz de investir R$ 4 bilhões por ano atualmente, citou.

Belo Monte

O presidente da Eletrobras afirmou que as obras da usina de Belo Monte devem ser concluídas até o final deste ano. Ele destacou que essa é a única obra cuja execução ainda está pendente. A construção e a operação da hidrelétrica é de responsabilidade da Norte Energia S.A.

Durante audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara, Ferreira Junior destacou que a Eletrobras reduziu investimentos nos últimos anos em função dos resultados, mas não deixou de cumprir entregas nos serviços.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora