28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Coronavírus

Ministério da Saúde confirma caso positivo de coronavírus no Brasil

Governo esperava contraprova do Instituto Adolfo Lutz, que testou positivo para vírus; família de Vinhedo, que teve contato com paciente, foi isolada

Por Talita Bristotti

26 de fevereiro de 2020, às 11h39 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 10h52

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso positivo do novo coronavírus no Brasil, após contraprova feita pelo Instituto Adolfo Lutz. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (26).

Foto: Reprodução
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou o caso de coronavírus no País

O paciente infectado é um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro.

Ele desembarcou na última sexta-feira (21), em São Paulo, com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de doença.

Ele procurou o Hospital Israelita Albert Einstein, que realizou exames e registrou no Ministério da Saúde a notificação de caso suspeito de coronavírus. O Ministério esperava a contraprova do Adolfo Lutz para confirmar o caso.

Ainda na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura de Vinhedo informou que três moradores da cidade, que fica na RMC (Região Metropolitana de Campinas), foram isolados por conta do contato com o paciente de São Paulo com coronavírus.

“No último final de semana, três moradores de Vinhedo – dois adultos e uma criança – estiveram com esse homem em São Paulo. Eles possuem grau de parentesco”, informou o comunicado da prefeitura.

De acordo com a administração de Vinhedo, todos os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde foram seguidos.

“As três pessoas passam bem, sem nenhum sintoma relacionado ao coronavírus. Os profissionais da Vigilância Epidemiológica permanecerão monitorando a família. Conforme orientação do médico da família, permanecem em isolamento domiciliar”, explicou a prefeitura.

Anvisa

A Anivsa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deu início aos procedimentos padrão, solicitando à companhia aérea a lista de passageiros para identificar as pessoas que estiveram no mesmo voo procedente da Itália, país na lista de casos confirmados da doença.

“O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito”, diz a nota da Anvisa.

A Agência reforça o alerta para as pessoas que estiveram recentemente em países com casos confirmados e apresentar febre, tosse, dificuldade em respirar ou outros sintomas respiratórios, procure atendimento médico de imediato e informe ao profissional de saúde a viagem feita para o exterior.

AMERICANA

Em Americana, um caso suspeito chegou a ser investigado e descartado no início do mês. O paciente era um menino de 3 anos que apresentou febre, coriza e dor de garganta. Por ter viagem recente à China, foi classificado como caso suspeito. O bairro em que a criança mora não foi divulgado.

A criança tinha quadro bom, estava estável e em isolamento domiciliar, sem necessidade de transferência para um hospital, segundo informações da prefeitura.

Na cidade, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi já tem planejado um protocolo de assistência para vítimas do coronavírus aos médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, recepcionistas e demais profissionais envolvidos diretamente no atendimento aos pacientes.

* Com informações da Agência Estado e Agência Brasil.

Publicidade