Consumo de oleaginosas e sobrevivência de câncer de cólon

As pessoas com câncer de cólon do estágio III que comem regularmente oleaginosas estão em risco significativamente menor de recorrência…


As pessoas com câncer de cólon do estágio III que comem regularmente oleaginosas estão em risco significativamente menor de recorrência e mortalidade por câncer do que aqueles que não, de acordo com um novo e grande estudo liderado por pesquisadores do Yale Cancer Center. O estudo seguiu 826 participantes em um ensaio clínico para uma mediana de 6,5 anos após serem tratados com cirurgia e quimioterapia. Aqueles que consumiam regularmente pelo menos duas porções de oleaginosas a cada semana demonstraram uma melhora de 42% na sobrevida livre de doença e uma melhora de 57% na sobrevida global. Uma análise mais aprofundada desta coorte revelou que a sobrevivência livre de doença aumentou 46% entre o subgrupo de consumidores de oleaginosas que comeram tree nuts e não amendoim.

As tree nuts são amêndoas, nozes, avelãs, cajus e nozes, entre outros. Em contraste, os amendoins estão na verdade na família de alimentos das leguminosas. Essas descobertas estão de acordo com vários outros estudos observacionais que indicam que uma série de comportamentos saudáveis, incluindo aumento da atividade física, manutenção de um peso saudável e menor consumo de açúcar e bebidas adoçadas, melhoram os resultados do câncer de cólon. Além disso, os pesquisadores enfatizaram, o estudo destacou as conexões entre mecanismos biológicos que pioram a doença não apenas no câncer de cólon, mas em certas doenças crônicas, como a diabetes tipo 2.

Muitos estudos anteriores relataram que oleaginosas, entre outros benefícios para a saúde, podem ajudar a reduzir a resistência à insulina, uma condição em que o corpo tem dificuldade em processar o hormônio. A resistência à insulina leva a níveis insalubres de açúcar no sangue e muitas vezes é predecessora da diabetes tipo 2 e doenças relacionadas. Pesquisas anteriores entre pacientes com câncer de cólon revelaram piores resultados entre aqueles com fatores de estilo de vida que aumentam a resistência à insulina, como obesidade, falta de exercício e uma dieta com altos níveis de carboidratos que aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

Referência

https://www.sciencedaily.com/releases/2018/02/180228160438.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+sciencedaily%2Fhealth_medicine%2Fnutrition+%28Nutrition+News+–+ScienceDaily%29

 

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