Aprenda técnicas de respiração para beneficiar a saúde


Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de se respirar. Mas quais são os benefícios para a nossa saúde? A respiração, quando feita adequadamente, promove bem-estar físico e mental, além de impedir que problemas sérios se desenvolvam.

Ao contrário do que se imagina, a respiração não diz respeito apenas ao ato de inspirar e expirar. Ela engloba vários setores corporais de maneira coordenada, como as vias respiratórias, cérebro, pulmões, vasos sanguíneos, sangue, músculos respiratórios e coração.

Quais são os benefícios?

No campo físico, dá para notar melhora na digestão, circulação sanguínea e sistema imunológico, alívio em dores musculares, como nos ombros e na coluna, e relaxamento das estruturas corporais.

Do lado emocional, verifica-se que, ao respirar corretamente, o campo psicológico também vai ser atingido. Isso porque a oxigenação do cérebro promove a redução dos sintomas de estresse, ansiedade, insônia, transtorno de déficit de atenção, transtorno pós-traumático e até mesmo de depressão, além de evitar que problemas se agravem.

Existem três dicas infalíveis para ajudá-lo a respirar adequadamente:

Respire pelo nariz

É algo imprescindível, pois o ar que passa por ele é aquecido, filtrado e umedecido. O nariz também traz terminações nervosas que entram em contato com o sistema límbico, encarregado das emoções.

Alterne respiração ao longo do dia

Costumamos enviar o ar para a parte dos pulmões ao expirar. Isso não é errado, mas esse tipo de respiração está associado ao momento de fazer exercícios físicos, por exemplo, ou quando estamos em estado de alerta. Para relaxar, é importante conduzir o ar para a região do abdômen. Por isso, é bom prestar mais atenção ao tipo de respiração.

Faça exercícios de respiração

Eles devem ser praticados em uma posição confortável, quando estiver deitado ou sentado, com a coluna vertebral alinhada. Um exemplo é promover uma respiração abdominal. Para isso, coloque uma mão no próprio abdômen e outra no tórax, certificando-se de que você vai expandir apenas o abdômen.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora