22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Política

Simone Tebet e Ciro defendem democracia e urnas na posse de Alexandre no TSE

Por Agência Estado

16 de agosto de 2022, às 20h25 • Última atualização em 16 de agosto de 2022, às 21h16

Na posse do ministro Alexandre de Moraes no comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos ao Palácio do Planalto Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) defenderam a democracia e as urnas eletrônicas. A cerimônia conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, que tem atacado de forma sistemática o processo eleitoral brasileiro.

“É um momento histórico. Pela primeira vez, ex-presidentes e presidenciáveis vêm numa demonstração de defesa da democracia dizer que acreditam na lisura do processo eleitoral, estão prontos para defender a democracia e as eleições. E estão prontos para defender, inclusive, o resultado das urnas”, disse Tebet, a jornalistas, ao chegar ao TSE.

Foram convidados para o evento todos os ex-presidentes e candidatos ao Palácio do Planalto. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao comando do País, Dilma Rousseff e Michel Temer também estão presentes. É a primeira vez que Lula e Bolsonaro se encontram desde que o atual chefe do Executivo assumiu o Planalto.

Ao chegar ao TSE, Ciro Gomes disse que a democracia está ameaçada no Brasil. “É uma expressão de respeito à institucionalidade democrática do Brasil que, ainda que da boca para fora e nos delírios, tem sido sistematicamente ameaçada no Brasil. É um ato de gentileza e respeito e de cumprimento de determinados rituais sem os quais a democracia não existe”, afirmou o candidato do PDT a jornalistas.

Para o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), Moraes vestirá no TSE o figurino de “el pacificador” e terá papel decisivo na eleição para reduzir as tensões. “Eu tenho conversado com ele e digo que ele já está, de alguma forma, vestindo o figurino do ‘el pacificador’, aquele que conversa com todos, que compreende a responsabilidade e a função da Justiça eleitoral, fará cumprir a legislação”, afirmou o parlamentar. “Mas, certamente, ele vai cumprir um papel também de apaziguar os ânimos numa eleição que se anuncia extremamente radicalizada”, emendou.

Presidente nacional do MDB, Baleia Rossi também defendeu a democracia. “[Vim para] reafirmar essa confiança na nossa Justiça eleitoral, no processo eletrônico e, claro, reafirmar o que está no DNA do MDB, que é a defesa da nossa democracia”, declarou o deputado.

Principal alvo do chefe do Executivo no Supremo Tribunal Federal (STF), o magistrado assume a função num momento de tensão política, com reiterados ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas, e no dia que marca o início oficial da campanha.

O novo presidente da Corte Eleitoral é relator dos inquéritos das fake news e das milícias digitais, que atingem aliados de Bolsonaro. Na semana passada, o magistrado foi pessoalmente ao Palácio do Planalto entregar a Bolsonaro o convite para sua posse. O clima da conversa foi descontraído, mas interlocutores acreditam que o chefe do Executivo deve voltar a atacar a Corte na campanha eleitoral.

Publicidade