29 de março de 2024 Atualizado 08:59

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Política

Seminário internacional celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Por Agência Estado

02 de maio de 2021, às 17h44 • Última atualização em 02 de maio de 2021, às 18h37

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) fará um seminário internacional para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado na segunda-feira, 3. O evento terá painéis nos dias 3 e 4 de maio, das 16 horas às 17h30, com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e outras entidades envolvidas na defesa da causa.

Para se inscrever, é necessário entrar no seguinte endereço na internet: https://eventos.congresse.me/liberdadedeimprensa

O tema escolhido para esse ano é “Informação como bem público” e destaca a importância do jornalismo livre e independente na produção de notícias. Chama a atenção também para a necessidade de se garantir a segurança dos jornalistas para que eles possam fornecer informação verificada de interesse público.

O seminário ainda abordará a polarização social e a liberdade de imprensa.

Entre os tópicos abordados estão: medidas para garantir a viabilidade dos veículos de comunicação, incluindo a segurança dos jornalistas e sustentabilidade econômica; mecanismos para garantir a transparência das empresas de internet; e incentivos à chamada educação midiática e informacional, que permitam às pessoas reconhecer e valorizar, bem como defender e exigir, o jornalismo como uma parte vital da informação como um bem público.

Neste ano, a data coincide com o 30º aniversário da Declaração de Windhoek para o Desenvolvimento de uma Imprensa Livre, Independente e Pluralística, documento que afirma o compromisso da comunidade internacional com a liberdade de imprensa.

Programação

* 3 de maio: INFORMAÇÃO COMO BEM PÚBLICO 16h – 17h30 – horário de Brasília

Abertura: Patrícia Blanco (Instituto Palavra Aberta) | Participantes: ministro Luís Roberto Barroso (TSE), Flavia Lima (Folha de S.Paulo), Flávio Lara Resende (Abert), Marlova Noleto (Unesco) | Moderador: Marcelo Rech (ANJ)

* 4 de maio: POLARIZAÇÃO E LIBERDADE DE IMPRENSA | 16h – 17h30 – horário de Brasília | Português e Inglês – com tradução simultânea

Abertura: Representante da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil (a confirmar) | Participantes: Amanda Ripley (Palestrante Internacional), Guilherme Canelas (Unesco), Aline Midlej (GloboNews) | Moderador: Guilherme Amado (Abraji)

Publicidade