28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

PF faz buscas na casa de Wilson Witzel

Operação Placebo apura indícios de desvios de recursos públicos destinados ao atendimento do estado de emergência de saúde pública do coronavírus

Por Agência Estado

26 de maio de 2020, às 08h00 • Última atualização em 26 de maio de 2020, às 10h08

A PF (Polícia Federal) cumpre mandado de busca na manhã desta terça-feira no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio, Wilson Witzel.

A ação faz parte da Operação Placebo, desencadeada para apurar indícios de desvios de recursos públicos destinados ao atendimento do estado de emergência de saúde pública do coronavírus no Estado do Rio de Janeiro.

Agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio. As ordens foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os mandados de busca e apreensão ainda são cumpridos em endereços ligados ao governo estadual do Rio de Janeiro. Agentes também estiveram na casa em que Witzel morava antes de assumir o governo Rio, no Grajaú, zona norte, e ainda no Palácio da Guanabara, sede oficial do governo fluminense.

A Operação Placebo também tem como alvo o escritório de advocacia da primeira-dama Helena Witzel.

Já em São Paulo, os agentes vasculham a sede da Organização Social IABAS, que celebrou contrato de R$ 850 milhões com o governo do Rio para implantação de hospitais de campanha no Estado.

“Elementos de prova, obtidos durante investigações iniciadas no Rio de Janeiro pela Polícia Civil, pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal no Estado, foram compartilhados com a Procuradoria Geral da República no bojo de investigação em curso no Superior Tribunal de Justiça e apontam para a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro”, informou a PF em nota.

Até a publicação desta matéria, a reportagem não havia obtido o posicionamento dos citados. O espaço está aberto para manifestações.

Publicidade