28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Política

Para NYT, acusação a Greenwald é ‘ataque à imprensa livre’

Por Agência Estado

22 de janeiro de 2020, às 10h49 • Última atualização em 22 de janeiro de 2020, às 12h08

O jornal americano The New York Times publicou nesta quarta-feira, 22, artigo em que qualifica a acusação criminal contra o jornalista Glenn Greenwald como um “caso familiar de: atire no ‘mensageiro’ e ignore a mensagem”. O jornal ainda classifica a versão brasileira de The Intercept como “uma pedra no sapato” do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o texto, as reportagens de Greenwald, que ficaram conhecidas como “Vaza Jato”, “fizeram o que a imprensa livre deve fazer: elas revelaram um lado doloroso daqueles no poder. Furar a imagem heroica de (Sérgio) Moro foi, obviamente, um choque para os brasileiros, e danosa à Bolsonaro, mas pedir que os defensores da lei sejam escrupulosos na fidelidade a ela é essencial para a democracia. Atacar os portadores dessa mensagem é um sério desserviço e uma ameaça perigosa ao Estado de Direito”.

Ainda segundo o artigo do jornal americano, “infelizmente, atacar a imprensa livre e crítica se tornou o pilar da nova raça de líderes iliberais no Brasil, bem como nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Acusações de transgressões são desqualificadas como ‘fake news’ ou calúnia política, e o poder do Estado é usado, não contra as autoridades acusadas, mas contra o repórter”.

Publicidade