28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Política

Manifestantes fazem carreata em Brasília contra Copa América no Brasil

Por Agência Estado

06 de junho de 2021, às 13h00 • Última atualização em 06 de junho de 2021, às 17h40

Partidos de oposição no Distrito Federal, sindicatos e movimentos sociais organizaram neste domingo uma carreata contra a realização da Copa América no Brasil. Eles se concentraram na Praça do Buriti, perto da sede do governo distrital, e saíram às 10h30 em direção à Esplanada dos Ministérios.

A carreata reuniu dezenas de carros, com os manifestantes gritando palavras de ordem como “Copa não, vacina sim” e “Fora Bolsonaro”. Eles percorreram a Esplanada com faixas, cartazes e o apoio de um caminhão de som.

Os organizadores defendem que, mesmo que os jogos sejam realizados em estádios sem torcida, a vinda de delegações de diferentes países representa um risco para a saúde pública. O governo federal, no entanto, segue apoiando a realização da competição no Brasil. A Copa América começa oficialmente em 13 de junho.

No sábado, a Conmebol fez uma reunião por videoconferência que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro. Novamente, ele manifestou apoio à realização do evento no País. No entanto, há indicativos de que o elenco da seleção brasileira pode se recusar a participar. Líderes da equipe prometeram se pronunciar após o jogo da próxima terça-feira, 8, contra o Paraguai, em Assunção, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

A realização da Copa América se tornou uma questão política no Brasil em um momento em que os índices de mortes pelo novo coronavírus seguem altos. Dados do consórcio de imprensa indicam que, de sexta-feira para sábado, 1.661 pessoas morreram em função da covid-19. O total de óbitos chegou a 472.629. Até sábado, apenas 10,8% da população (22.896.108 pessoas) haviam recebido as duas doses da vacina, que garantem imunização completa.

Publicidade