25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Em reação a Bolsonaro, China diz que se opõe a ‘tentativa de politizar’ pandemia

Declarações de Bolsonaro repercutiram também no Instituto Butantan, que tem recebido da China os IFAs da Coronavac

Por Agência Estado

06 de maio de 2021, às 19h38 • Última atualização em 06 de maio de 2021, às 19h56

O governo da China avisou que se opõe com firmeza a “qualquer tentativa de politizar e estigmatizar” a pandemia de coronavírus. A resposta é uma reação de Pequim à insinuação do presidente brasileiro Jair Bolsonaro de que o país asiático poderia ter criado o vírus em laboratório como parte de uma “guerra bacteriológica”.

“O vírus é o inimigo comum da humanidade. A tarefa urgente agora é que todos os países se unam na cooperação contra a pandemia e se esforcem por uma vitória rápida e completa sobre ele. Nos opomos firmemente a qualquer tentativa de politizar e estigmatizar o vírus”, avisou Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Não é a primeira vez que Bolsonaro faz insinuações deste tipo. Recentemente, Paulo Guedes, ministro da Economia, também tinha falado do país asiático com o mesmo tipo de colocação, o que tem gerado um desgaste nas relações entre os dois países. Vale lembrar que a China é um importante parceiro comercial do Brasil e que tem enviado insumos para a fabricação da Coronavac, vacina contra a covid-19.

As declarações de Bolsonaro repercutiram também no Instituto Butantan, que tem recebido da China os IFAs (Insumos Farmacêuticos Ativos) da Coronavac. Segundo o presidente do instituto, Dimas Covas, esse tipo de colocação de autoridades do governo federal atrapalham ainda mais a liberação dos produtos para o Brasil.

“Embora a Embaixada da China no Brasil venha dizendo que não há esse tipo de problema, a nossa sensação, de quem está na ponta, é de que existe dificuldade. Uma burocracia que está sendo mais lenta que o habitual e autorizações com volumes cada vez mais reduzidos. Essas declarações obviamente têm impacto e nós ficamos à mercê dessa situação”, disse.

Publicidade