29 de março de 2024 Atualizado 08:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Política

Deputado do PDT que votou pela reforma da Previdência diz que manterá posição

Por Agência Estado

17 de julho de 2019, às 22h10 • Última atualização em 18 de julho de 2019, às 00h07

Suspenso hoje pelo PDT por ter votado pela aprovação da reforma da Previdência, o deputado Alex Santana (BA) afirmou ao Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que manterá o seu posicionamento na votação do segundo turno, que deverá acontecer em 6 de agosto. Para ele, a sigla está perdendo a oportunidade de ter uma discussão interna mais ampla com a representação dos diversos segmentos da sociedade.

“Estamos perdendo a oportunidade de oxigenar o partido, a oportunidade de fazer uma discussão da pluralidade que temos hoje. É uma decisão que poderia ter sido melhor trabalhada internamente”, disse. “A própria sigla do partido tem a parte democrática trabalhista e isso não foi observado”, completou.

A Executiva Nacional do partido se reuniu nesta manhã para debater os votos contrários à orientação da sigla, que havia fechado questão contra a reforma. Além de Santana, outros sete deputados pedetistas foram suspensos, entre eles, a deputada Tabata Amaral (SP). Eles responderão a um processo administrativo na Comissão de Ética da sigla, que prevê uma decisão em até 60 dias.

Embora não concorde com a suspensão, Santana afirmou que respeita a decisão do PDT e disse que aguardará as próximas etapas. Ele ainda não foi oficialmente comunicado.

O deputado disse ainda que o texto aprovado pelo plenário da Casa foi modificado pelos parlamentares, inclusive com mudanças que foram sugeridas pelo próprio PDT. “Não votei a favor do projeto do Jair Bolsonaro, mas do relator, Samuel Moreira (PSDB-SP)”, disse.

O presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, sinalizou que pode haver uma “evolução” nos casos dos parlamentares, já que a reforma ainda será votada em segundo turno. Santana, no entanto, garantiu que não irá ceder e manterá seu voto favorável à aprovação da proposta.

Questionado sobre se pensa em mudar de partido, Santana disse que não quer deixar o PDT, mas admite ter recebido propostas de várias outras legendas. “Mas não considerei porque meu coração é pedetista”, disse.

Votaram a favor da reforma os deputados: Tabata Amaral (SP), Alex Santana (BA), Flávio Nogueira (PI), Gil Cutrim (MA), Jesus Sérgio (AC), Marlon Santos (RS), Silvia Cristina (RO) e Subtenente Gonzaga (MG).

Publicidade