28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

UE se esforça para garantir adesão de Finlândia e Suécia à Otan

Por Agência Estado

17 de maio de 2022, às 09h59 • Última atualização em 17 de maio de 2022, às 11h05

A União Europeia (UE) está jogando seu peso para apoiar Finlândia e Suécia, num momento em que ambos os países se preparam para aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Chefe de política externa da UE, Josep Borrell disse que Finlândia e Suécia “receberão forte apoio, tenho certeza, de todos os países (da UE) porque isso aumenta nossa união e nos faz mais fortes” se forem adiante com planos de integrar a Otan.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, é contra a adesão dos dois países à Otan por supostamente serem lenientes no confronto com militantes curdos, como o banido Partido dos Trabalhadores do Curdistão, conhecido como PKK. Bullard reconheceu nesta terça-feira, 17, que a Turquia fez objeções, mas disse esperar “que a Otan consiga superá-las”.

Já o ministro de Defesa de Luxemburgo, François Bausch, disse que “ninguém entenderia se recusássemos a entrada de Finlândia e Suécia na Otan”. Busch acrescentou, no entanto, estar convencido “de que a situação irá numa direção positiva e que a Turquia concordará com a adesão”. Fonte: Associated Press.

Publicidade