01 de julho de 2020 Atualizado 23:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Mundo

Turquia diz que combatentes curdos estão se retirando do nordeste da Síria

Por Agência Estado

21 out 2019 às 09:19 • Última atualização 21 out 2019 às 10:31

Combatentes curdos estão se retirando do nordeste da Síria, sendo que ao menos 125 veículos transportando militantes já deixaram a região, segundo informaram militares da Turquia nesta segunda-feira.

Em comunicado, militares turcos disseram ainda que houve 36 incidentes de violação armada desde que Turquia e Estados Unidos negociaram um cessar-fogo de cinco dias para que guerrilheiros curdos saiam do nordeste sírio.

A Turquia promete retomar sua ofensiva militar se os combatentes não deixarem a região até a noite de amanhã, quando a trégua chegará ao fim.

O governo dos EUA negociou o acordo após sofrer pesadas críticas, internas e de fora, de que Washington havia aberto o caminho para a invasão turca ao abruptamente remover a maioria de seus soldados do nordeste da Síria.

O Secretário da Defesa dos EUA, Mark Esper, disse hoje que está discutindo a possibilidade de deixar um pequeno grupo de militares na região síria para garantir a segurança de poços de petróleo e dar continuidade à batalha contra forças do Estado Islâmico. Segundo Esper, a ideia ainda não foi apresentada ao presidente americano, Donald Trump. Fonte: Associated Press.