22 de julho de 2024 Atualizado 22:34

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

Rússia: Putin volta a se reunir com Xi Jinping em mais um sinal de maior cooperação

Por Agência Estado

03 de julho de 2024, às 18h36

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, reuniram-se pela segunda vez em poucos meses nesta quarta-feira, 3, enquanto visitavam o Casaquistão para uma sessão de um grupo internacional fundado para combater as alianças ocidentais.

Putin e Xi reuniram-se pela última vez em maio, quando o líder do Kremlin visitou Pequim para reforçar a sua estreita parceria que se opõe à ordem democrática liderada pelos EUA e procura promover um mundo mais “multipolar”.

Agora eles realizarão reuniões durante a sessão anual da Organização de Cooperação de Xangai, que acontece hoje e amanhã na capital do Casaquistão, Astana.

Além de Putin e Xi, e do presidente Kassym-Jomart Tokayev, anfitrião da cúpula, outros líderes presentes serão o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharifo; presidente Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, entre outros.

O Irã ainda está escolhendo um sucessor para o presidente Ebrahim Raisi, morto em um acidente de helicóptero em maio, com segundo turno eleitoral na sexta-feira, portanto o presidente em exercício, Mohammad Mokhbar, comparecerá.

Outros convidados incluem o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o secretário-geral da ONU, Atónio Guterres.

Publicidade