20 de abril de 2024 Atualizado 09:04

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

Reino Unido: Jornal publica novos trechos de telegramas de ex-embaixador nos EUA

Por Agência Estado

14 de julho de 2019, às 08h10 • Última atualização em 14 de julho de 2019, às 09h19

Um jornal do Reino Unido publicou neste domingo mais memorandos vazados do embaixador do Reino Unido em Washington, mesmo após alertas da Polícia britânica de que a publicação pode configurar crime.

Em um telegrama de 2018 publicado pelo Daily Mail, o embaixador do Reino Unido à época, Kim Darroch, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou um acordo nuclear internacional com o Irã como um ato de “vandalismo diplomático” para ofender seu antecessor, Barack Obama.

O memorando foi escrito depois que o então ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, visitou Washington em uma tentativa frustrada de persuadir os EUA a não abandonar o acordo nuclear com o Irã.

“O resultado ilustrou o paradoxo desta Casa Branca: você teve acesso excepcional, se reunindo com todos que são próximos ao presidente; mas na essência, o governo está determinado a um ato de vandalismo diplomático, aparentemente por razões ideológicas e de personalidade – foi o acordo de Obama”, escreveu Darroch.

Darroch anunciou sua renúncia na semana passada, depois que o jornal publicou telegramas nos quais classificara a administração de Trump como disfuncional e inepta. A Casa Branca reagiu recusando-se a contiunar relações com o embaixador com ele, e Trump o classificou como um “pomposo idiota” em um texto no Twitter.

A polícia do Reino Unido investiga quem está por trás do vazamento, e alertaram os jornalistas que a publicação dos documentos “também pode constituir uma ofensa criminal”. No entanto, Johnson e Jeremy Hunt, os dois candidatos à vaga de primeiro-ministro do Reino Unido, defenderam o direito da mídia de publicar os vazamentos. Fonte: Associated Press.

Publicidade