19 de julho de 2024 Atualizado 18:06

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil e Mundo

Premiê da Índia visita Rússia em 8 e 9 de julho e se reúne com Putin

Por Agência Estado

04 de julho de 2024, às 10h58

O governo da Rússia informou nesta quinta-feira (4) que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, visitará o país em 8 e 9 de julho e deve se reunir com o presidente Vladimir Putin. A visita havia sido anunciada no mês passado por funcionários russos, mas até então sem datas reveladas.

A Rússia tem mantido laços fortes com a Índia desde a Guerra Fria, e a importância de Nova Délhi como um importante comercial para Moscou tem crescido desde que o Kremlin enviou tropas à Ucrânia, em fevereiro de 2022. A China e a Índia têm se tornado importantes compradores de petróleo russo, após as sanções impostas pelos EUA e seus aliados que fecharam mercados do Ocidente para exportações russas.

Sob a liderança de Modi, a Índia tem evitado condenar a ação de Moscou na Ucrânia, enquanto enfatiza a necessidade de um acordo pacífico. A visita de Modi se segue à reeleição dele para um terceiro mandato seguido. Ele visitou a Rússia pela última vez em 2019, para um fórum econômico em Vladivostok, e foi a Moscou pela última vez em 2015. Já Putin se reuniu com Modi pela última vez em setembro de 2022, no Usbequistão, e em 2021 viajou a Nova Délhi para conversas com o líder aliado. Fonte: Associated Press.

Publicidade