25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Opas: Chile, Brasil, Peru e Argentina estão em momento de aumento da transmissão

Aumento de quadros de problemas respiratórios nesta época pode pressionar sistemas de saúde

Por Agência Estado

16 de junho de 2020, às 13h56 • Última atualização em 16 de junho de 2020, às 21h07

Diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa destacou que Chile, Brasil, Peru e Argentina “estão em momento de aumento da transmissão” do novo coronavírus.

Durante entrevista coletiva da entidade, ele mencionou o caso específico do Chile, lembrando que o país mantém tendência de alta nos casos nas últimas “três ou quatro semanas”, o que levou autoridades locais a reforçar o distanciamento social para conter a disseminação.

Peru é um dos países da América do Sul que estão em situação de risco sobre aumento de casos da Covid-19 – Foto: Rodrigo ABD / Associated Press / Estadão Conteúdo

Também presente na coletiva virtual, Sylvain Aldighieri, gerente para Incidentes da Opas, disse que a entidade também está atenta à chegada da temporada de gripes na região.

Ele ressaltou que a maior presença de vírus respiratórios pode pressionar mais os sistemas de saúde. Além disso, mencionou que pessoas já debilitadas pelo influenza podem desenvolver quadros mais graves, caso contraiam também a Covid-19.

Diretor de Emergências de Saúde da Opas, Ciro Ugarte pediu que os países adotem reabertura “de maneira gradual, progressiva”. Além disso, comentou especificamente o quadro na Venezuela, dizendo que a situação do país na pandemia “continua a ser preocupante”.

Centralização da gestão de leitos de UTI

Gerente de Vigilância à Saúde e Controle e Prevenção de Enfermidades da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Marcos Espinal disse que a entidade recomenda que se centralize a gestão de todos os leitos de UTI disponíveis em cada país.

Durante entrevista coletiva, Espinal argumentou que a gestão desse recurso “precisa estar muito bem coordenada”, por isso é melhor a centralização.

Espinal também disse que a entidade tem insistido que as nações precisam manter o pacote de medidas na luta contra a disseminação do novos coronavírus. Ele lembrou que cada país é soberano para decidir quando reabrir suas economias, mas disse que é preciso reforçar essas medidas nesse processo. “A pandemia ainda não passou, ela está em seu pico na América Latina”, advertiu.

Diretora da Opas, Carissa Etienne foi questionada sobre a relação da entidade com os Estados Unidos. Ela lembrou que esse laço é longínquo e ocorre em várias frentes, não apenas na pandemia.

Além disso, garantiu que a entidade está disposta a responder a “qualquer preocupação dos EUA para fortalecer a Opas”, num momento de críticas do presidente americano, Donald Trump, à Organização Mundial de Saúde (OMS), que anunciou a retirada do país desta entidade por suposto favorecimento à China na crise de saúde. A Opas é o braço regional da OMS.

Publicidade