29 de março de 2024 Atualizado 10:39

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Nova variante faz Reino Unido suspender voos do Brasil e outros 15 países

Decisão foi tomada após as evidências de um nova variante do coronavírus no Amazonas

Por Agência Estado

14 de janeiro de 2021, às 13h27 • Última atualização em 14 de janeiro de 2021, às 14h16

O Reino Unido decidiu, nesta quinta-feira, suspender voos do Brasil e de outros 15 países. De acordo com o secretário de Transportes do país, Grant Shapps, a decisão, que ele classificou como “urgente”, foi tomada após as evidências de um nova variante do coronavírus no Amazonas. As novas regras passarão a valer a partir da sexta-feira.

“Esta medida não se aplica a cidadãos britânicos e irlandeses nacionais de países terceiros com direitos de residência – mas os passageiros que retornam desses destinos devem se isolar por dez dias junto com suas famílias”, explicou Shapps, em sua conta oficial no Twitter.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, havia afirmado ontem que o governo estava “preocupado” com a nova variante do coronavírus encontrada no Brasil. Durante uma sessão na Câmara dos Comuns, ele chegou a ser pressionado por parlamentares a dizer quais medidas seriam tomadas, mas não havia confirmado a suspensão dos voos.

Nesta semana, cientistas da Fundação Oswaldo Cruz Amazônia (Fiocruz Amazônia) identificaram uma nova variante do coronavírus no Amazonas. A mutação do vírus é compatível com as amostras coletadas em turistas brasileiros infectados com a variante que desembarcaram no Japão no começo do mês.

Além do Brasil, o Reino Unido também proibiu viagens de Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela e Portugal.

Publicidade