28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

No Japão, Bolsonaro faz caminhada fora da agenda e vai a churrascaria brasileira

Por Agência Estado

27 de junho de 2019, às 08h16 • Última atualização em 27 de junho de 2019, às 09h36

Sem compromissos oficiais no primeiro dia no Japão, onde participará do encontro do G-20, o presidente Jair Bolsonaro saiu nesta quinta-feira, 27, para uma caminhada ao redor do hotel onde está hospedado e escolheu uma churrascaria brasileira para ter seu jantar.

O presidente chegou por volta das 15h (no horário local) ao hotel St. Régis, onde está hospedado (3h no horário de Brasília). Não havia previsão de agenda para que Bolsonaro pudesse descansar. Na chegada ao hotel, o presidente estava visivelmente cansado e irritado ao falar com jornalistas por cerca de dois minutos. Segundo o porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, o presidente estava cansado em razão das 25 horas de viagem do Brasil para o Japão.

Na sequência, no entanto, o presidente saiu para uma caminhada de uma hora e meia, acompanhado pelo deputado Hélio Lopes (PSL), pelo general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), além de fotógrafos oficiais e integrantes da comitiva brasileira que organizam a visita ao Japão. Ele chegou a ser abordado por alguns japoneses e tirou fotos na rua, cumprimentando as pessoas que se aproximaram do grupo.

Ele voltou da caminhada e, sem subir para o quarto, foi direto jantar na churrascaria brasileira Barbacoa Grill. A agenda previa um jantar privado.

As saídas no exterior fora da programação já são uma tradição no atual governo. Em Davos, na Suíça, durante sua primeira visita internacional, ele saiu para almoçar sozinho em um bandejão.

Em Washington, o presidente driblou a imprensa para uma visita fora da agenda à CIA, a agência de inteligência americana, e, na sequência, parou em um shopping para comprar “dois calções e uma camisa”. Foi acompanhado também de Heleno e do chanceler, Ernesto Araújo. Na visita a Dallas (EUA), em maio, a saída fora da agenda foi destinada a almoçar um hambúrguer.

Publicidade