28 de março de 2024 Atualizado 08:15

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eua x Irã

Milhares de pessoas participam do funeral de general iraniano

General Qassem Suleimani foi morto durante ataque aéreo dos Estados Unidos no Iraque, na última sexta-feira

Por Agência Brasil

04 de janeiro de 2020, às 15h14 • Última atualização em 04 de janeiro de 2020, às 15h16

Milhares de pessoas participam neste sábado (4) em Bagdá, no Iraque, do início das cerimônias fúnebres de Qassem Suleimani com gritos de guerra e palavras de ordem de “morte à América”. O general iraniano morreu nessa sexta-feira (3), alvo de um ataque aéreo dos Estados Unidos.

A ação norte-americana levou a uma escalada de retórica e tensão entre Teerã e Washington.

Foto: Nasser Nasser / Associated Press / Estadão Conteúdo
Milhares de pessoas protestaram durante sepultamento de general iraniano morto em ataque dos Estados Unidos

Um dia depois do ataque norte-americano, milhares de pessoas estão reunidas em Khadhimiya, norte da capital iraquiana, num famoso santuário xiita daquele país, para participar das cerimônias fúnebres.

Várias autoridades iraquianas, incluindo o primeiro-ministro demissionário, Adel Abdel Mahdi, que anunciou recentemente a saída do cargo após vários meses de protestos violentos no Iraque que levaram à morte de centenas de manifestantes.

Suleimani era o comandante da Força Quds, uma brigada de elite da Guarda Revolucionária Islâmica. O líder supremo aiatolá Ali Khamenei advertiu que os Estados Unidos irão enfrentar séria retaliação.

Foto: Ebrahim Noroozi / Associated Press / Estadão Conteúdo
Em Teerã, no Irão, também foram registrados protestos pela morte do general

As tensões estão crescendo no Iraque entre as forças americanas e grupos de militantes apoiados pelo Irã. O governo americano planeja enviar cerca de 3 mil soldados adicionais ao Oriente Médio, em resposta a recentes incidentes.

Neste domingo (5), o Parlamento iraquiano vai realizar uma reunião extraordinária para debater a situação no país após o ataque de sexta-feira. Os parlamentares poderão condenar a presença norte-americana no país. Washington já anunciou que planeja enviar mais 3.500 soldados para a região, além dos 5.200 militares que já se encontra em território iraquiano.

*Com informnações da RTP, de Portugal, e NHK, do Japão

Publicidade