28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

Merkel, Macron e Von der Leyen defendem multilateralismo contra crise da covid-19

Por Agência Estado

28 de maio de 2020, às 10h41 • Última atualização em 28 de maio de 2020, às 13h46

Líderes europeus fizeram contundente defesa do multilateralismo para superar crise provocada pelo coronavírus em evento virtual organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira, 28. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que as soluções para a pandemia passam pela ONU e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A comunidade internacional tem que juntar forças para combater o coronavírus”, exortou.

Merkel instou o Fundo Monetário Internacional (FMI) a considerar medidas adicionais, entre eles a emissão de direitos especiais de saques (DES), ecoando pedidos semelhantes do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e do presidente da França, Emmanuel Mácron.

Para a líder alemã, a agenda da recuperação deve estar alinhada aos termos da Agenda 2030 e do Acordo de Paris. Macron, por sua vez, reiterou a necessidade de ajudar regiões mais vulneráveis, sobretudo no continente africano.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, também enfatizou a importância do desenvolvimento sustentável. Ela salientou que a retomada econômica deve ocorrer de forma “verde, digital e resiliente”.

Von der Leyen propôs ainda que seja criado um esforço global para a recuperação, que incluiria alívio de dívida para países vulneráveis.

Publicidade