06 de agosto de 2020 Atualizado 22:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Mundo

Kaplan: Fed possui ‘capacidade substancial’ para apoiar a economia, se preciso

Por Agência Estado

14 jul 2020 às 17:52 • Última atualização 14 jul 2020 às 18:54

Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Dallas, Robert Kaplan afirmou nesta terça-feira, 14, que o BC ainda possui “capacidade substancial” para apoiar a economia, se preciso. Durante entrevista à CNBC, ele disse que ainda há essa capacidade nos programas lançados recentemente para estabilizar os mercados. “Podemos usar forward guidance ou comprar mais bônus, se preciso”, comentou.

Kaplan disse, porém, que o ideal é que os Estados Unidos sejam bem-sucedidos na luta contra o coronavírus, já que isso fará com que a retomada seja mais forte e, consequentemente, que seja necessário menos apoio das políticas monetária e fiscal. Ele lembrou que, se a população seguir as regras conhecidas para evitar a disseminação do vírus, como o uso de máscaras, a economia pode crescer mais.

Sobre a política fiscal, Kaplan disse acreditar que ainda haverá algum apoio a governos estaduais e municipais, diante do forte choque sobre suas contas com a covid-19. De qualquer modo, o dirigente ressaltou o quanto a perspectiva econômica depende agora da trajetória do vírus, como por exemplo se haverá ou não em breve uma vacina.

Questionado sobre a trajetória dos preços, Kaplan disse que pode haver alguns focos de avanços, mas a “tendência predominante é desinflacionária”, diante da capacidade ociosa na economia e do elevado desemprego.