Israel: Segurança tira Netanyahu de palco após disparo de foguete vindo de Gaza


Israel disse que um foguete foi disparado da Faixa de Gaza para dentro da região ao sul do seu território, forçando o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a ser apressadamente retirado de um palco durante um comício eleitoral na cidade de Ashkelon.

As forças militares israelenses informaram que o seu sistema de defesa aérea, conhecido como Domo de Ferro, interceptou o foguete. Não houve relatos de vítimas.

O jornal israelense Haaretz publicou um vídeo no seu site mostrando o momento em que Netanyahu é levado para um abrigo quando estava fazendo campanha horas antes das primárias do seu partido, o Likud. O vídeo mostrou Netanyahu e a sua esposa deixando lentamente o palco com guardas de segurança após sirenes terem soado.

Netanyahu argumenta que sabe como proteger Israel, mas adversários o acusam de ser brando com ameaças de Gaza.

Gideon Saar, o oponente de Netanyahu nas eleições de quinta-feira, pleiteou em uma publicação no Twitter um “amplo consenso nacional para desmantelar a infraestrutura militar” dos grupos militantes palestinos Hamas e Jihad Islâmica.

O incidente similar ocorreu em setembro, quando Netanyahu estava na cidade de Ashdod. Ele estava, à época, em campanha na segunda eleição geral israelense deste ano. Aquele incidente acredita-se ter desencadeado a morte por Tel Aviv do comandante sênior da Jihad Islâmica em novembro. Como resultado disso, militantes de Israel e Gaza tiveram a sua pior rodada de batalhas em meses.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora