18 de abril de 2024 Atualizado 08:29

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo

Grupos de extrema direita saem às ruas em Portland; polícia prendeu ao menos três

Por Agência Estado

17 de agosto de 2019, às 18h35 • Última atualização em 17 de agosto de 2019, às 19h50

Centenas de manifestantes de extrema direita e, em posição oposta, grupos antifascistas, saíram às ruas de Portland, Estados Unidos, durante este sábado. A expectativa era de que as manifestações atraíssem simpatizantes de direita de todo o país. Os protestos de direita são organizados pelo “Garotos com orgulho”, considerado um “grupo de ódio” pelo Centro de Direito sobre a Pobreza do Sul (SPLC, na sigla em inglês), organização que monitora “grupos de ódio” e outros extremistas nos Estados Unidos.

Durante o dia, oficiais informaram ter recolhido armas como bastões metálicos e de madeira, sprays e escudos de diversos grupos participantes. Há pouco, a polícia local divulgou ter prendido ao menos três pessoas, sem detalhar o que justificou a ação. Para tentar limitar o atuação dos dois grupos nos protestos, a polícia havia fechado ruas e instalado barreiras de concreto em determinados locais.

Um dos grupos de extrema direita que acompanham as manifestações, o The Oath Keepers, divulgou comunicando informando que não participaria do ato porque os organizadores não teriam feito o suficiente para manter grupos de supremacia branca afastados da iniciativa. “Seria melhor para a causa patriótica/conservadora se a manifestação fosse simplesmente cancelada”, escreveu o fundador do grupo, Stewart Rhodes.

Mais de dez agências locais, estaduais e federais dos EUA, incluindo o FBI, enviaram representantes a Portland para acompanhar as manifestações. Durante o dia, o presidente norte-americano, Donald Trump, postou em seu perfil no Twitter que Portland estava sendo “observada muito de perto” e que desejava que o prefeito de Portland, Ted Wheeler, “conseguisse fazer seu trabalho corretamente”.

Em entrevista à emissora CNN neste sábado, Wheeler disse que a situação era “potencialmente perigosa e volátil”, mas que no início da tarde a maior parte dos grupos de extrema direita já tinha deixado a área onde estavam concentrados. Wheeler tem dito que grupos que pregam o ódio em ou se envolvem em violência não são bem-vindos na cidade. Fonte: Associated Press.

Publicidade